29 SET 2021
SAÚDE
Em reunião na Prefeitura, Prefeito conhece Projeto Farmácia Viva do Ministério da Saúde
União de forças da Iniciativa Privada e Poder Público conhecem Projeto do Frei Jonas de Campo Grande e ainda Farmácia Vida, Programa do Ministério da Saúde.

Na manhã desta terça-feira 28-09 o Prefeito de Maracaju Marcos Calderan recebeu em seu gabinete a Farmacêutica Thayna Azambuja Pessato, Sr. Carlos Pitol, Senhor Orlando e o Frei Jonas que vieram apresentar o Projeto Farmácia Viva do Ministério da Saúde.

O Frei Jonas esteve presente na reunião para apresentar seu projeto de Campo Grande, onde atua em um Horto Medicinal, todo o encontro teve o objetivo de conhecer este trabalho, bem como o Projeto Farmácia Viva que é uma opção terapêutica ao município com a opção de incluir os fitoterápicos nas Unidades Básicas de Saúde.

O Carlos Pitol trouxe o Frei Jonas com o objetivo de explicar a metodologia de funcionamento deste Horto Medicinal na nossa capital e como os remédios naturais atendem o sistema de saúde de Campo Grande.” Explicou a Farmacêutica Thayna.

Convidada pela Secretaria de Saúde, Thayna conta com estudos na área e o projeto tem sido escrito também para uma Pós-Graduação, bem como o objetivo é disponibilizar essas plantas medicinais de maneira correta e segura como mais uma opção terapêutica e uma aproximação dos profissionais de saúde com as pessoas, valorizando o “saber popular” e educando a fazerem o uso correto desses medicamentos.

Segundo o Prefeito Marcos Calderan, todo investimento em saúde é bem-vindo, especialmente com base em estudos e na ciência.

Nosso objetivo enquanto prefeito é ouvir, tanto ideias de nossa equipe, quanto da iniciativa privada, quem ouve mais, erra menos e, nesta visita de hoje foi isso, ouvindo ideias positivas para melhorar a nossa saúde, bem como resgatar um pouco das plantas medicinais que são tão importantes para o tratamento e cura de diversas enfermidades, certamente, faremos um estudo técnico e trabalharemos pela viabilidade deste projeto.” Explicou Marcos Calderan.

Todo o projeto passará agora por um estudo técnico e de viabilidade, caso for positivo tanto para a Prefeitura de Maracaju, quanto para a comunidade pode ser implantado, inclusive em formato de parceria com a iniciativa privada.

Sobre os Hortos Municipais

Os hortos de plantas medicinais são importantes fontes de matéria-prima para processamento e prescrição/ dispensação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), para uso dos profissionais de saúde e da população. Servem, ainda, como fonte de mudas para plantio nos jardins/quintais da comunidade. O horto é também local de ações de educação popular e educação permanente para profissionais de saúde e para a população, onde podem ocorrer oficinas com orientações sobre uso racional de plantas medicinais, aulas práticas para escolas primárias e outras ações de promoção da saúde.

Plantas Medicinais e Fitoterapia na Atenção Básica

As ações com plantas medicinais e fitoterapia acontecem prioritariamente na Atenção Básica. A prática da fitoterapia envolve interação entre saberes, ações multiprofissionais no cuidado com a saúde, ações de promoção e prevenção, incentivando o desenvolvimento comunitário, a solidariedade, a participação social, a autonomia dos usuários e o cuidado integral em saúde. As relações entre a fitoterapia e a Atenção Básica proporcionam o fortalecimento mútuo