11 NOV 2021
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju faz alerta para bairros em estado crítico com focos da dengue e programa dia D com “Mutirão de Limpeza”
Medida reforça necessidade do apoio da comunidade para eliminação dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde vem alertar a população que com o retorno das chuvas, recomeça a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, o responsável por transmitir inúmeras doenças entre elas a dengue, Zika e Chikungunya.

Segundo análise e visitas recentes dos Agentes de Endemias, constatou-se que há uma preocupação e existência maior de focos e criadouros nos seguintes bairros: Jardim Guanabara, Porto Belo, BNH, Napoleão, Monte Verde, Jardim Veneza, Cambaraí, Conjunto Leonardo, Floripes, Vila Vicentina, Jardim Lisboa, Vila Moreninha, Bairro Paraguai, Margarida, Ema Rigo, Jardim Ingá, Conjunto Ibarra, Olídia Rocha, Coqueiral, Diógenes Procópio, Vila Adrien, Ilha Bela 1 e 2, Vila Juquita, Nestor Muzzi, Nenê Fernandes, Geazone e Árvores do Cerrado.

Segundo o Coordenador da Equipe de Agentes de Endemias Rafael Rodrigues Silva haverá um “Mutirão de Limpeza” no dia 20-11 nesses bairros com alto grau de proliferação, ficando de fora somente os bairros Porto Belo, BNH, Napoleão, Ponte Verde e Jardim Veneza, onde haverá uma Ação Educativa de
conscientização posteriormente.

A Prefeitura Municipal de Maracaju está realizando todos as medidas de controle, como as visitas dos Agentes de Endemias, onde é realizada a orientação sobre as doenças e os métodos de controle adequados, eliminação de recipientes que possam acumular água, e tratamento com larvicidas quando necessário, também são realizados os bloqueios de casos notificados de Dengue, Zika e Chikungunya com aplicação de inseticidas e mutirões de limpeza nas regiões com maior infestação, entretanto nenhuma destas ações serão eficazes sem a participação efetiva da população.” ressaltou Rafael Rodrigues.

Sobre a Dengue

A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, que pode apresentar um amplo espectro clínico, variando de casos assintomáticos a graves. O vírus, que se diferencia em quatro sorotipos distintos (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4), é transmitido através da picada de fêmeas de Aedes aegypti infectadas. No curso da doença – em geral debilitante e autolimitada –, a maioria dos pacientes apresenta evolução clínica benigna e se recupera. No entanto, uma parte pode evoluir para formas graves, inclusive chegando a óbitos.

Em Maracaju já foram notificados neste ano 804 (Oitocentos e quatro) casos de dengue, 512 (quinhentos e doze) foram confirmados. A preocupação se intensifica porque em Mato Grosso do Sul foram registrados 13 óbitos por Dengue este ano.

A forma mais eficaz de prevenção dessas doenças é o combate diário ao Aedes aegypti, por isso é importante a conscientização de toda a população.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

Manter caixas d’agua bem fechadas;

Remover galhos e folhas de calhas;

Não deixar água acumulada sobre a laje;

Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana;

Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

Manter garrafas de vidro de boca para baixo;

Acondicionar pneus em locais cobertos;

Fazer sempre manutenção de piscinas;

Tampar ralos;

Colocar areia nos cacos de vidro de muros;

Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

É importante frisar que a maioria dos focos do Aedes aegypti encontrados estão dentro das residências, por isso é de suma importância a participação constante da população neste processo, reservando pelo menos 10 minutos por semana, para inspecionar seu quintal tomando todas as medidas preventivas retirando qualquer recipiente que possa se tornar um criadouro do mosquito transmissor da doença.

Outro alerta deve ser feito quanto à importância na correta manutenção e conservação dos terrenos baldios, para o combate ao descarte irregular de resíduos, a proliferação de animais peçonhentos e até criadouro de mosquitos transmissores de doenças, como por exemplo, a dengue.

Em Maracaju, 20% dos focos de Aedes aegypti encontrados no último Levantamento de Índice Rápido (Liraa) estavam em terrenos baldios e com a chegada do período de chuvas frequentes, o cuidado com os terrenos deve ser redobrado visando à atenção na saúde pública e ao meio ambiente.