11 DEZ 2021
PARCERIAS
Em Maracaju, Curso de Agronomia é lançado somando esforços do Governo do Estado, Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e Iniciativas Privadas
Vestibular acontece 8 de janeiro, primeira turma terá 50 vagas.

Uma demanda antiga da comunidade se concretizou e representa uma verdadeira mudança para o município de Maracaju, localizado a 160 quilômetros de Campo Grande, trata-se do Curso de Agronomia na UEMS – Universidade Estadual de Maracaju – Unidade Universitária de Maracaju.

Maior produtor de grãos do estado e um dos maiores do país, Maracaju recebeu o Curso de Agronomia com 50 vagas em um grande evento realizado na manhã desta sexta-feira 10-12 na Câmara Municipal. Essa conquista é fruto de uma soma de esforços da Prefeitura de Maracaju, Câmara de Vereadores, Governo do Estado e a iniciativa privada, reconhecidas e agraciada com um “Certificado de Agradecimento”, organizado e entregue pela Prefeitura nas figuras da ASSEMA, Fundação MS e Sindicato Rural de Maracaju, somado ao esforço da classe produtora do município.

Queremos agradecer ao Governador Reinaldo Azambuja e ao Reitor Laércio Carvalho por este investimento, sem o apoio e esforço deles, somado aos esforços dos produtores rurais, empresários do agro e entidades de classe, nada seria possível, Maracaju recebe o Curso de Agronomia de braços abertos e convida aos estudantes para se inscreverem no vestibular e concorrerem as vagas deste curso em nossa cidade.” Destacou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

Para a estreia do curso, o governador autorizou pagamento de bolsas para os docentes (investimento anual de R$ 475 mil), a contratação do Senai para realização das aulas laboratoriais durante o período de 3 anos (R$ 600 mil/ano) e apoio para despesas de alimentação, combustível e hospedagens dos funcionários por 6 anos.

Reinaldo Azambuja destacou que o novo curso vai ajudar a aperfeiçoar o perfil da região.

"É importante a Agronomia em Maracaju. É mais oportunidade aos estudantes. Quero alertar que a inscrição para o vestibular vai até 20 de dezembro. Hoje, para vocês terem uma ideia, já tem 15 candidatos para uma vaga. Então, está bem concorrido. E aquele que não está concorrendo que se inscreva porque no dia 8 de janeiro é o vestibular. O curso de agronomia vai mudar muito o perfil da região, criando os bons profissionais, engenheiros agrônomos, que vão atuar no setor produtivo, melhorando as condições de desenvolvimento local, tendo mais pessoas formadas, de nível superior”, ressaltou o Governador Reinaldo Azambuja.

Sobre o Vestibular UEMS 2022

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) divulgou o edital do Vestibular 2022, são ofertadas 1.191 vagas em 58 cursos, em 14 cidades onde a Universidade está presente.

Clique aqui e confira o edital

As inscrições são realizadas exclusivamente pela internet, até às 23h59 do dia 20 de dezembro de 2021 (horário oficial de MS), no endereço eletrônico: https://concurso.fapec.org, onde estarão disponibilizados o formulário de inscrição, o boleto bancário e todos os Editais do PSV-UEMS 2022.

O candidato deverá recolher a taxa de inscrição no valor de R$ 90. O período de solicitação da isenção do pagamento da taxa de inscrição ocorrerá, exclusivamente pela internet, entre as 9h do dia 18 de outubro de 2021 e as 23h59 do dia 29 de outubro de 2021.

A Prova Objetiva e a Prova de Redação serão realizadas em 08 de janeiro de 2022, das 14h às 19h, nos municípios de Amambai, Aquidauana, Campo Grande, Cassilândia, Corumbá, Coxim, Dourados, Glória de Dourados, Ivinhema, Jardim, Maracaju, Mundo Novo, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Ponta Porã e Três Lagoas. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo município de realização da prova.

Prestigiaram o evento o Governador Reinaldo Azambuja, Prefeito Marcos Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Primeira-Dama Meire Calderan, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Governador Reinaldo Azambuja, Secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, Secretário de Infraestrutura Eduardo Riedel, Secretário Adjunto de Educação Edio Antônio, Coordenadora Política Giovana Corrêa, Deputado Federal Beto Pereira, Deputado Federal Vander Loubet, Deputado Estadual Zé Teixeira, Deputado Estadual Marçal Filho, Deputado Estadual Herculano Borges, Deputada Estadual Mara Caseiro, Deputado Estadual Gerson Claro, além de Secretários Municipais, Vereadores, Presidentes de entidades e associações, Reitor da UEMS Laércio Alves de Carvalho, Diretor da Unidade de Maracaju Alex Sandro Richter von Mühlen, professores e técnicos da UEMS, empresários e a comunidade em geral.