O interessado deve efetuar o cadastro, apresentando documento oficial com foto.
A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma ação especial para interessados em participar de Campanha de Doação de Medula Óssea, abrindo cadastro para voluntários de 18 a 35 anos.
“Convidamos as pessoas desta faixa etária a fazerem o seu cadastro e poder doar mais que medula óssea, mas doar esperança as famílias que tem entes queridos aguardando a doação. O doador ou doadora deve estar em bom estado geral de saúde, não ter doença infecciosa ou incapacitante, não apresentar doenças neoplásica como câncer, hematológica como do sangue e alguma doença ligada ao sistema imunológico.” Explicou Thiago Olegário Caminha, Secretário Municipal de Saúde.
O interessado deve efetuar o cadastro, apresentando documento oficial com foto como RG ou Carteira Nacional de Habilitação.
A campanha irá ocorrer no próximo dia 15 de Março.
O que é medula óssea?
A medula óssea é um tecido líquido encontrado no interior dos ossos. É responsável por produzir as células do sangue, ou seja, glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.
Quando o transplante de medula óssea é indicado?
É indicado para alguns pacientes portadores de doenças que afetam as células sanguíneas e consiste na substituição da medula óssea doente por medula óssea normal.
Quem poderá ser doador?
Idade: 18 a 35 anos, 11 meses e 29 dias. Não ter doença infecciosa ou incapacitante. Não apresentar doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico. O Doador Voluntário de Medula Óssea é inscrito no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).
Quando ocorrerá a doação?
Quando houver compatibilidade com um paciente, o REDOME entrará em contato com doador. A doação será em um Centro de Transplante de Medula Óssea e todo o procedimento será custeado pelo SUS.
Como ocorre a doação?
A doação poderá ocorrer de duas maneiras: Punção: por meio de uma pequena cirurgia na região da bacia, sob anestesia geral, são retiradas as células-tronco através de punção. Coleta por aférese: o doador faz uso de medicação por alguns dias com objetivo de aumentar o número de célula-tronco. Após esse período a doação é realizada através de uma máquina que coleta o sangue direto da veia do doador. A decisão sobre o tipo de doação é exclusivamente médica. Não há risco ou restrições médicas e o doador poderá levar sua vida normalmente após o procedimento.
Com informações do HEMOSUL
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável