28 ABR 2022
OBRAS
Prefeitura de Maracaju é destaque em evento na Capital com Projeto “Bairro Feliz”
Pioneiro com trabalho de boas práticas nos serviços socioassistenciais, o Projeto foi apresentado para Secretários de Assistência Social de 67 municípios.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Assistência Social, se fez presente na reunião mensal dos Gestores de Assistência Social de Mato Grosso do Sul, para apresentar aos municípios o projeto pioneiro “Bairro Feliz”, iniciativa inédita já é considerada bem-sucedida em todo o Estado.

O projeto foi apresentado pela Coordenadora do CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, Diana de Freitas, que detalhou as boas práticas e ações do projeto que contrata moradores do bairro em meio período, já assistidos por algum programa da Assistência Social, remunerando com meio salário para a execução de atividades de limpeza em seu bairro, gerando um positivo intercâmbio entre moradores e colaboradores em prol das melhorias no bairro.

O projeto é fruto de uma sólida parceria entre a Secretaria de Obras juntamente com a Secretaria de Assistência Social, fazendo com que o mesmo seja o primeiro projeto que une limpeza urbana ao apoio social, tornando-se assim, referência no estado de Mato Grosso do Sul.” Explicou a Secretaria de Assistência Social, Leiza Karen Barbosa.

De acordo com a integrante do Programa Bairro Feliz, Aline de Souza Alves, o projeto veio para ajudar em um momento crítico de desemprego, somando com cursos profissionalizantes e com utilidade pública.

"Conheci o Projeto pelo CRAS, e de fato, apareceu em um bom momento, me ajudou muito pois na época estava desempregada, e através do projeto tive a oportunidade de fazer novos cursos profissionalizantes, além de aprender a agregar valores. A sensação é muito gratificante de estar ajudando meu bairro no que for preciso, tenho certeza que foi muito bom não só pra mim, mas como para minhas colegas donas de casa, fiz uma nova família que mudou minha vida." Afirma Aline.

No evento, prestigiaram a apresentação do projeto maracajuense “Bairro Feliz”, 67 gestores de diferentes municípios do estado.

Estiveram presentes também na apresentação a Secretária Leiza Karen, o Assessor do Secretário de Obras Zizo, o representante do Conselho CMAS- conselho de Assistência Social Cristiano Alves e a participante do projeto Aline de Souza Alves.

Sobre o Bairro Feliz

O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa “Bairro Feliz” engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento a situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.