13 JUN 2022
Desfile Cívico marca os 98 anos de Maracaju
Com presença do Governador do Estado, demais autoridades municipais, estaduais, e a comunidade, Prefeitura Municipal realiza cerimônia oficial em comemoração ao aniversário do município

A Prefeitura Municipal de Maracaju comemorou o aniversário de 98 anos do município com uma cerimônia oficial, realizada no sábado (11), data que representa a fundação da cidade. O desfile cívico reuniu, em frente ao Paço Municipal, mais de três mil pessoas, entre as que desfilaram e o público que acompanhou todo o evento.

Emocionando os presentes, a banda dos Bombeiros tocou o Hino Nacional e os Bombeiros do Amanhã, os “Bombeirinhos” se apresentaram com o Hino de Maracaju. Segundo a comissão organizadora, foram 26 pelotões, divididos entre escolas municipais, CIEIS, escolas estaduais e particulares, secretarias municipais, projetos municipais,departamento de cultura,entidades e instituições.

O pelotão do Centro de Educação Integrada Raio de Luz e o projeto Equoterapia Passo a Passo do Sindicato Rural de Maracaju abriu o desfile, seguido de escolas estaduais, CIEIS, escolas municipais, e escolas particulares de Maracaju. A escola Cívico Militar de Campo Grande também participou do desfile, assim como o projeto Conviver da Secretaria Municipal de Assistência Social, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Mirim, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Ação Jovem, o Fundo de Apoio a Comunidade – FAC, Coodenadoria da Mulher e Programa Integração AABB Comunidade.

O desfile contou ainda com a Banda da Polícia Militar, o Projeto Bom de Bola Bom na Escola, Instituto Pequeno Cidadão, Colônia Holandesa, Associação Desportiva Franco Rezende, Associação Comunitária Viva a Vida, desporto,Centro de Tradições Gaúchas de Maracaju (CTG) e, pelotões das equipes organizadoras da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. Encerrando o evento, teve o desfile da frota de veículos.

O desfile cívico foi uma forma de homenagear toda a população maracajuense e valorizar os estudantes, profissionais da rede de ensino municipal, entidades culturais e sociais de Maracaju.

História
Os 98 anos de Maracaju marcam muita história e uma trajetória representada pelo crescimento e desenvolvimento de um município que foi fundado com a vinda de muitos mineiros, goianos e paulistas, no início dos anos 1900, com intuito de desbravar as terras de Maracaju, fundando povoados e as primeiras fazendas.

A construção da primeira escola, a “Associação Incentivadora de Instrução”, sugerida por João Pedro Fernandes, um dos fundadores do município, é outro fato que registra a história de Maracaju. Em 11 de junho de 1924, João Pedro Fernandes teria se mudado do campo para a cidade com a sua família, instalando a primeira farmácia e se tornado depois, o primeiro prefeito de Maracaju. Data que consolida a fundação oficial do município.

Para o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, o município que é berço do agronegócio e da difusão de tecnologias, caminha rumo a mais desenvolvimento com a união de toda população. “Nós estamos trabalhando com muita seridade e compromisso para oferecer mais oportunidades e para melhorar a vida da nossa gente. A população está de parabéns por acreditar no município e trabalhar dia a dia para fazer daqui um lugar melhor para se viver. Me sinto orgulhoso por estar à frente desta gestão e conduzir a prefeitura com muita responsabilidade”, destacou Marcos Calderan.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, ressaltou a importância que Maracaju tem em todo estado, pelo crescimento econômico e por ser polo do agronegócio para todo país. Azambuja frisou os investimentos do governo estadual em Maracaju, para contribuição ao desenvolvimento, e salientou que essas parcerias com os municípios serão um dos maiores legados. “Me orgulho em fazer parte desta história e por ter presenciado as transformações do município. Maracaju é lugar de oportunidades e economia forte”, disse Reinaldo Azambuja.

Presenças
Estiveram presentes o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, o prefeito de Maracaju, Marcos Calderan, secretários e vereadores municipais, o presidente da Câmara Municipal, Robert Ziemann e o vice-prefeito de Maracaju, Mauro Christianini. Também registraram presença, a deputada estadual, Mara Caseiro, o vereador de Campo Grande, Professor Juari, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Paulo Corrêa, o deputado estadual Gerson Claro, o secretário adjunto de Estado de Educação, Edio Antonio Resende de Castro, vereadores de Dourados, e representantes de entidades e instituições.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Maracaju
13/06/2022