07 JUL 2022
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Secretaria de Educação em parceria com Vigilância Sanitária promove curso e treinamentos para Oficiais de Cozinha
Cursos visam gerar um zelo maior no local de trabalho, mantendo a já tradicional qualidade da merenda escolar da Rede Municipal de Ensino.

Nesta quinta-feira 07-07, a Prefeitura de Maracaju através do Departamento de Vigilância Sanitária, atendendo uma demanda da Nutricionista da Rede Municipal de Ensino, Priscilla Gabriela Gasoto Aoki, realizou um Curso de Boas Práticas e Manipulação de Alimentos, além de um treinamento para Oficiais de Cozinha.

O curso foi ministrado para as Oficiais de Cozinha que atuam diretamente em CIEI’s e Escolas do município, a ação realizada no período matutino foi baseada na RDC 216 da Anvisa e abordou temas como: O que é contaminação, o que são microrganismos, doenças transmitidas por alimentos (DTA’s), que são os manipuladores de alimentos, condições higiênicos-sanitárias do local de trabalho, cuidados com ingredientes usados no preparo de alimentos, preparo de alimentos com higiene e contaminação cruzada. No período vespertino as Oficiais de Cozinha participaram de um Workshop Gastronômico com o Chef de Cozinha, Maikom Franco, sobre técnicas de preparo De alimentos.

Trata-se de um tema de extrema relevância para esse público, pois é através das boas práticas na manipulação, zelo no local de trabalho e o zelo do próprio manipulador, minimizam a contaminação dos alimentos e possíveis contaminações e doenças que podem acarretar a ingestão de alimentos contaminados.” Explicou Tiago Corrêa, Coordenador do Departamento de Vigilância Sanitária.

Ainda de acordo com Tiago Corrêa um estudo realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde/Ministério da Saúde mostra que 9,1% dos surtos de doenças transmitidas por alimentos no período de 2012 a 2021 ocorreram em escolas e creches no Brasil, demonstrando que a capacitação constante e as práticas diárias buscam mitigar tais DTA’s.

Para a nutricionista do município, Priscilla Aoki, tais capacitações servem para somar ainda mais na qualidade da Merenda Escolar.

"Estamos buscando melhorias em diversas áreas focadas na Alimentação Escolar, tanto com boas práticas, como na manipulação de Alimentos, tudo para preparar nossas Oficiais de Cozinha e ofertar uma Merenda Escolar cada vez mais Saudável para nossos alunos da Rede Municipal de Ensino".

Toda a ação contou com a trabalho da Nutricionista do município, Priscilla Gabriela Gasoto Aoki, além do Coordenador Médico Veterinário Tiago Darci Pazza Corrêa, e do Diretor do Departamento o Biotecnologista, Otavio Gonçalves Benites Marques.