15 SET 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju informa que município conta com dois casos suspeitos da “Monkeypox”
Conhecida popularmente como “varíola dos macacos”, pacientes seguem isolados e em observação.

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que o município conta com dois casos suspeitos da “Monkeypox”, doença conhecida popularmente como “Varíola dos Macacos”.

Ressalta-se que a enfermidade não é transmitida por macacos, sendo que os animais, são tão vítimas da enfermidade, quanto os seres humanos. A varíola dos macacos é transmitida, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) por meio de: contato próximo com as lesões de pele, por secreções respiratórias ou objetos usados por uma pessoa que está infectada.

Alertamos a população para os cuidados quanto a esta enfermidade, ainda não temos nenhum caso confirmado, apenas esses dois em investigação, entretanto, apresentamos quais são os sintomas e as maneiras de contágio, justamente para que a população possa se alertar e se cuidar. A saúde pública de Maracaju está preparada para investigar, constatar e eventualmente tratar desta enfermidade.” Afirmou Thiago Olegário Caminha, Secretário de Saúde.

Os pacientes maracajuenses apresentaram lesões cutâneas e encontram-se em isolamento e acompanhamento pela Vigilância Epidemiológica do município.
Vale ressaltar que até a disponibilização do laudo contendo o resultado do exame laboratorial, todo e qualquer caso é classificado como SUSPEITO, sendo realizadas todas as medidas necessárias para controle da doença.

Fique atento, pois lembramos que em caso de surgimento de sintomas como início súbito de lesões em mucosas (feridas) ou erupção cutânea, procure a Unidade de Saúde mais próxima imediatamente.