27 OUT 2022
PLANEJAMENTO E FINANÇAS
Com foco na transparência e participação, Prefeitura de Maracaju apresenta a Lei Orçamentária Anual de 2023
Objetivo foi de dar publicidade aos investimentos e ações programadas para o próximo ano por meio do Executivo Municipal.

Na manhã desta quarta-feira 26-10, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Fazenda realizou a Audiência Pública para apresentação da LOA – Lei Orçamentária Anual do ano de 2023.

De acordo com André Hadlich, Secretário Municipal de Fazenda, investimentos feitos pelo próprio município, geram arrecadação, exemplificando que as diversas obras de ampliação de escolas, ciei’s, entre outros, geram arrecadação de ISS por parte das empresas prestadoras de serviço, ou seja, a própria administração municipal auxilia no fomento da economia com seus investimentos, além claro do segmento dos produtores (agronegócio), comércio (empresas de pequeno e médio porte) e a própria comunidade (pessoas físicas).

Nosso objetivo é atender a legislação, dando a devida transparência, anualmente faremos esta audiência e sempre é importante a participação da comunidade, inclusive classe empresarial e política. Maracaju cresce de forma acelerada e a administração municipal está ciente dos desafios, investindo em expansão de escolas, cieis, asfaltando ruas, ampliando investimentos na saúde e educação como um todo, certamente, estamos preparados para esse ‘boom’ de crescimento que a cidade já está vivendo.” Afirmou André Hadlich.

É um momento importante em que apresentamos a previsão orçamentária para o próximo ano, debatemos e discutimos projetos e ações importantes para a cidade, ainda irá passar pela aprovação do Legislativo Municipal. Trata-se de um orçamento muito positivo, apresentando um crescimento de cerca de 30% em relação ao ano anterior, totalizando mais de 404 milhões de reais no ano, possibilitando grandes investimentos em nossa cidade.” Afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

O prefeito ainda destacou que essa ampliação da previsão orçamentária demonstra a força e pujança da economia local do município, salientando que o município é a “capital do agronegócio” e tem grande importância para a economia estadual e também nacional, devendo ser motivo de orgulho para todos os munícipes.

O que é a LOA:

A Lei Orçamentária Anual é elaborada com base nas diretrizes anteriormente apontadas no Plano Plurianual (PPA) e pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ambos definidos pelo Executivo Municipal, sempre discutidos através de audiências públicas.

Evolução da arrecadação:

A evolução da arrecadação ao longo dos anos, comprova o crescimento econômico da cidade, sendo que em 2018 o município arrecadou R$ 228.526.977,80, já em 2019 arrecadou R$ 264.668.846,84, já em 2021 arrecadou R$ 321.223.612,04 e em 2022, ainda não finalizado, tem previsão de arrecadar R$ 298.000.000,00, já 2023 conta com uma previsão de arrecadar R$ 404.500.000,00.

O evento contou com a participação do Prefeito Marcos Calderan, Vereadores Rener Barbosa, Gustavo Duó, Oseias Enfermeiro, Secretário de Saúde Thiago Caminha, Secretário de Fazenda e Administração André Hadlich, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Cultura Rafael Fernandes Jara, Secretário de Obras e Urbanismo Joaquim Herrera, Secretária de Educação Rosana Borges de Vasconcelos, além de servidores do Executivo Municipal, Legislativo Municipal e a comunidade.

Assista a Audiência Pública na íntegra, clique aqui.