06 JAN 2023
ADMINISTRAÇÃO
Em reunião da Confederação Nacional dos Municípios, Prefeito Marcos Calderan demonstra preocupação com prévia populacional divulgada pelo CENSO 2022
Ainda não finalizado, CENSO confirmou população do município em 43.247, muito abaixo do esperado pela administração municipal.

Na última quarta-feira 04-01 o Prefeito Marcos Calderan, devidamente acompanhado do Secretário Municipal de Fazenda André Hadlich, Secretária de Governo Cléo Wosniak e do Procurador Geral Dr. Robson Coradini, acompanhou a reunião organizada pela CNM – Confederação Nacional dos Municípios que abordou sobre os municípios impactados pela decisão do TCU – Tribunal de Contas da União.

A administração municipal demonstra-se apreensiva com dois pontos: atraso na conclusão do Censo 2022 e a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) que não considera a Lei Complementar (LC) 165/2019, que congela perdas de coeficientes do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) até divulgação de novo Censo Demográfico.

O FPM – Fundo de Participação dos Municípios é uma transferência constitucional da União para os municípios, englobando entre diversos indicadores, fatores populacionais e o atraso no CENSO 2022, ainda não finalizado, bem como a “prévia” divulgada muito abaixo do esperado, causam apreensão nos valores que serão recebidos nos próximos anos.

“Sabemos que ficamos por um longo período sem a atualização populacional do município, falta de recursos da União e crise sanitária, foram fatores que de fato atrapalharam a realização do Censo anteriormente, entretanto, não podemos obter prejuízos por dificuldades na realização deste levantamento. O FPM é um dos principais recursos recebidos e fundamental para a manutenção da máquina pública e eventuais investimentos na cidade.” Explicou André Hadlich, Secretário Municipal de Planejamento e Fazenda.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, analisando levantamentos do próprio município, incluindo serviços básicos como saúde e educação, nota-se que o índice populacional é bem acima do divulgado.

Estamos debatendo e buscando soluções, justamente para que essa prévia, não se torne definitiva e influenciando no FPM, contamos também com a cooperação contínua da comunidade, atenda o recenseador, responda as perguntas corretamente, tudo isso, influencia no presente e futuro de nossa cidade.” Alertou Marcos Calderan.

Após alterações no calendário de entrega o IBGE prevê a finalização do CENSO 2022 para agora Janeiro de 2023.