20 JAN 2023
INFORMATIVO
Prefeitura de Maracaju alerta para golpes em ligações de supostos Servidores da Saúde
Ligações visam agendar dose de vacina, entretanto, enviam código por SMS, permitindo acesso de “golpistas” ao WhatsApp do usuário.

A Prefeitura Municipal de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que a Equipe de Imunização não realiza ligações telefônicas para fazer o agendamento de dose de vacina contra Covid-19, e também não solicita nenhum código encaminhado por SMS para o celular do paciente. Essa prática tem sido usada por criminosos para aplicar golpes e clonar contas de WhatsApp.

Pedimos atenção da comunidade para atentar-se já que a equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, quando necessário, envia WhatsApp avisando a data, horário e local que ocorrerá a vacinação ou efetua ligação para avisar sobre a vacinação e perguntar se tem interesse, mas NUNCA pede dados ou para informar algum código encaminhado via SMS.” Alertou Thiago Olegário Caminha, Secretário de Saúde.

A equipe de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde de Maracaju, quando necessário, envia WhatsApp avisando a data, horário e local que ocorrerá a vacinação ou efetua ligação para avisar sobre a vacinação e perguntar se tem interesse, mas NUNCA pedirá dados ou para informar algum código encaminhado via SMS.

Sobre o golpe

Em uma das versões da nova fraude em circulação, golpistas se identificam como funcionários do Ministério da Saúde ou da Secretaria de Saúde e simulam um falso agendamento para vacinação contra a Covid-19 e pergunta se deseja agendar algum tipo de serviço de saúde, como atendimento médico ou odontológico, e após isso dizem que enviarão um código via SMS e pede que a pessoa diga para ele o número recebido. Entretanto, esse código de confirmação dá acesso ao WhatsApp da vítima, permitindo que o golpista consiga clonar a conta e aplicar golpes.