01 MAR 2023
COORDENADORIA DA MULHER
FAC
Com apoio da Prefeitura, FAC e Coordenadoria da Mulher abre o Mês da Mulher com “Tour com Elas”.
A ação contou com parceria do Legislativo por meio das Vereadoras Rosane Jung e Gracinha Pernambucana e visou informar mulheres sobre seus direitos, combatendo a violência contra a mulher.

Na manhã desta quarta-feira 01-03 o FAC – Fundo de Apoio a Comunidade e a Coordenadoria da Mulher iniciaram o Mês da Mulher com um novo projeto, tratou-se do “Tour com Elas”, uma iniciativa que visou levar informações sobre violência contra a mulher para as mulheres do município.

Na ocasião a Coordenadora do FAC Mary Saad, Coordenadora de Polícia Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Primeira-Dama Meire Calderan contando com a parceria das Vereadoras Rosane Jung e Gracinha Pernambucana, representantes mulheres do Legislativo Municipal, panfletaram e levaram informações para as mulheres no Ponto de Ônibus, Transporte Coletivo Urbano e no Paço Municipal.

Além disso, outro objetivo foi de reconhecer, valorizar e parabenizar as mulheres que vão logo cedo para a luta, ainda enfrentando estereótipos, preconceitos e barreiras que estão, paulatinamente, sendo quebradas, reconhecendo acima de tudo a importância da figura feminina na sociedade.

“Será um mês intenso, onde além desse Tour com Elas que realizamos, serão feitas palestras, cursos e parcerias também com a Rede Municipal de Saúde e Educação, nosso objetivo é levar informação para todos, afinal a violência contra a mulher ainda é uma triste realidade injusta, e infelizmente crescente, cabendo a nós, enquanto Poder Público, criar medidas para diminuir e até eliminar este problema que afeta tantas mulheres em nosso país.” Explicou Meire Calderan, Presidente do Comitê Gestor do FAC e Primeira-Dama de Maracaju.

Durante o “Tour”, Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres também orientou e abordou sobre a violência contra a mulher e as possibilidades de denúncias por meio do 190 e 180.

Também participou do ato o Prefeito Marcos Calderan que reconheceu que todo o trabalho é válido e essa causa, assim como tantas outras, depende também de um envolvimento entre Poder Público, entidades e a comunidade.

“Estamos cumprindo nossa missão, levando informação, conhecimento e assistindo muitas mulheres vítimas de violência, afinal essa é uma responsabilidade de todos, por isso, cada vez mais, conclamamos, viu ou sabe de algum ato de violência, denuncia, lembre-se que você pode estar salvando a vida de uma mulher, amiga e mãe que sofre nas mãos de homens inconsequentes e que são verdadeiros criminosos. Continuem contando com a gestão municipal e mais ações como essas serão feitas, todo o trabalho traz resultados e este não será diferente.” Explicou Marcos Calderan.