A Prefeitura de Maracaju realizará uma Roda de Conversa, no dia 13-07, no Quilombo São Miguel em alusão a Campanha “Julho das Pretas”.
O objetivo da ação é expor e desenvolver ações com ênfase nas Mulheres Negras, de fortalecimento das Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial e de enfrentamento ao racismo, por isso, também foi instituída a Campanha Julho das Pretas, por parte da subsecretária de Políticas Públicas para Igualdade Racial (SubsRacial) por meio da Lei n.º 5.254, de 17 de setembro de 2018.
Neste dia de ação, no Quilombo, haverá atendimento da Secretaria de Assistência Social (CRAS) com atendimento do Cadastro Único e Secretaria de Desenvolvimento com Atendimento da Receita Federal (Emissão e regularização de CPF) e Coordenadoria da Mulher com Orientações.
Quem tiver interesse em regularizar o CPF pelo Posto de Atendimento Virtual, deverá levar a apresentar os seguintes documentos: Certidão de Nascimento ou casamento; título de eleitor (acima de 16 anos); documento com foto (RG, CNH ou Carteira de trabalho) e Comprovante de endereço.
SOBRE O JULHO DAS PRETAS
No Brasil a Lei n.º 12.987, de 02 de julho de 2014, instituiu o dia 25 de julho como Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela, foi uma importante liderança quilombola, após a morte de seu companheiro José Piolho, tornou-se a rainha do Quilombo de Quariterê, onde habitavam negros e indígenas, localizado no Vale do Guaporé (MT), entre 1750 e 1770.
A 5ª Edição da Campanha Julho das Pretas, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul por meio da subsecretária de Políticas Públicas para Igualdade Racial terá como tema “Eu, Mulher Preta”.