08 AGO 2023
MEIO AMBIENTE
Integrantes do Projeto Bairro Feliz conhecem funcionamento da Cooperativa Recicla Maracaju e do Transbordo.
Objetivo da ação é levar ao conhecimento dos colaboradores da limpeza pública a metodologia de reciclagem e separação de resíduos sólidos do município, tornando-os disseminadores da informação para a comunidade.

Em uma ação organizada pela Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente com o apoio da Secretaria de Assistência Social, colaboradores da limpeza urbana integrados ao bem-sucedido projeto “Bairro Feliz” realizaram uma visita técnica a Cooperativa Recicla Maracaju e também ao transbordo.
O objetivo da ação foi gerar uma positiva integração entre os segmentos que, praticamente, desenvolvem um trabalho semelhante, limpeza urbana e destinação correta de resíduos sólidos da cidade, objetivando ainda, gerar conhecimento nos integrantes do Bairro Feliz, para que assim, tornem-se disseminadores da informação, atendendo e informando os moradores dos diversos bairros atendidos pelo projeto da Assistência Social.

SOBRE O BAIRRO FELIZ
O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social. O Programa “Bairro Feliz” engloba a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade e foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.
O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento à situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.
Atualmente o projeto já atende a 8 (oito) regiões, inclusive o distrito de Vista Alegre.

SOBRE O RECICLA MARACAJU E O SEU TRABALHO
No local, localizado em ponto estratégico da cidade, a Cooperativa Recicla Maracaju é responsável por recepcionar todos os resíduos que podem ser alvo de reciclagem (papelão, papel, plástico, metal, vidro, óleos de cozinha inutilizáveis e etc.)
Tais resíduos podem ser entregues no local, entretanto, há a coleta seletiva em todos os bairros semanalmente, sendo que o caminhão retira de frente da casa do cidadão, destinando ao mesmo local, onde ocorre a devida separação.
A cooperativa está localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto, nº 1714 – Centro.

SOBRE O TRANSBORDO E O SEU TRABALHO
No local podem ser descartados resíduos de galhos e poda de árvores, madeira (pallet, troncos de árvores, móveis usados), entulho limpo e rejeitos de origem domiciliar. É importante destacar que os resíduos deverão estar separados e não poderão conter mistura com materiais perigosos, como por exemplo tinta, óleos e graxas e produtos químicos.
Os principais tipos de resíduos recebidos na unidade, destacando a importância da separação adequada para promover a preservação do meio ambiente.

Poda de Árvores
Uma das principais categorias de resíduos que a Unidade de Transbordo recebe é a poda de árvores. Esses resíduos são provenientes de atividades de manejo de árvores urbanas, como poda de galhos, ramos e folhas. Ao encaminhar esses resíduos para a unidade, a população contribui para a redução do volume de materiais descartados inadequadamente em vias públicas e áreas verdes, evitando assim a obstrução de vias e a proliferação de doenças transmitidas por vetores. Este resíduo é picado no local e armazenado temporariamente para geração de composto orgânico, onde o material é doado para programa de agricultura familiar em adubação orgânica, entre elas Distrito de Vista Alegre, Assentamento Valinhos e Comunidade Quilombola São Miguel, oferecendo ótima alternativa como reaproveitamento de resíduos.

Madeira
Outro tipo de resíduo tratado na Unidade de Transbordo é a madeira. Esse material é proveniente de demolições, reformas ou pallets. Ao destinar a madeira corretamente para a unidade, é possível viabilizar seu reaproveitamento e reciclagem, evitando que seja descartada de forma irregular, o que poderia causar impactos negativos no meio ambiente e na saúde pública.

Entulho
O entulho, que inclui restos de construção e demolição, também é separado e destinado à Unidade de Transbordo de Resíduos de Maracaju. Esses materiais, como tijolos, concreto, cerâmica, entre outros, são armazenados temporariamente na Unidade de Transbordo de Resíduos de Maracaju e reaproveitados, evitando a disposição irregular destes.

Rejeitos Domiciliares
Os rejeitos domiciliares são os resíduos que não podem ser reciclados ou reutilizados e incluem restos de comida, papel higiênico, fraldas, entre outros materiais não recicláveis. Esses resíduos são destinados de maneira adequada na Unidade de Transbordo, seguindo todas as normas ambientais e sanitárias para garantir a proteção do meio ambiente e da saúde da população, onde são armazenados temporariamente em caçambas tipo roll on roll off e diariamente são transportados e destinados de forma adequada em Aterro Sanitário privado, localizado em Dourados/MS.
Localização: A Unidade de Transbordo de Resíduos está localizada na Chácara Guarany, Zona Rural de Maracaju, aberto todos os dias, das 7h às 11h e 13h às 17h. É necessário fornecer dados como nome do motorista, CPF ou CNPJ e realizar a pesagem da carga na entrada e saída.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação