14 AGO 2023
VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Com apoio da Prefeitura, Vigilância em Saúde Ambiental do Mato Grosso do Sul realiza importante Visita Técnica em Maracaju para garantir a qualidade de água dos maracajuenses.
Ações ocorreram em três reservatórios de abastecimento, além de reunião técnica na sede da concessionária de água e esgoto do município.

Na última quinta-feira 10-08 a Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul realizou uma significativa visita técnica ao município de Maracaju.

A equipe, liderada pelo Coordenador de Vigilância em Saúde Ambiental e Toxicológica, Karyston Adriel Machado da Costa, acompanhado por Gabriela Faria Conzolino, Gerente de Vigilância da Qualidade de Água para Consumo Humano e Paula Therezo Cannazzaro Barros, Fiscal de Vigilância Sanitária, chegou ao município com o objetivo de inspecionar e monitorar os sistemas de abastecimento de água da região.

Essa iniciativa é parte de um esforço conjunto entre a Vigilância Sanitária Estadual e a equipe local, liderada pelo Coordenador da Vigilância Sanitária de Maracaju, Tiago Corrêa, e os fiscais responsáveis pelo programa de monitoramento da qualidade da água para consumo humano, conhecido como "Vigiágua" no município: Sebastião Estival e Mario Robles. O programa Vigiágua é uma importante ferramenta que coleta cerca de 200 (duzentas) amostras anuais para análises, assegurando que a água consumida pela população esteja dentro dos padrões de qualidade exigidos para a saúde pública.

A visita técnica teve como ponto de partida a sede da Sanesul, onde a equipe foi recepcionada pelo Supervisor, Agnaldo Lopes. Durante a reunião, dados cruciais sobre os sistemas de abastecimento do município foram compartilhados e discutidos, refletindo o comprometimento das autoridades locais e estaduais em manter a qualidade da água potável para a população de Maracaju.
Após a reunião, a equipe partiu para o campo, realizando inspeções minuciosas em três unidades de abastecimento. Essas inspeções são vitais para garantir que todas as etapas do processo de tratamento da água estejam em conformidade com as normas de saúde e qualidade, protegendo assim a saúde dos cidadãos que dependem desse recurso essencial em seu dia a dia.

Essa colaboração entre a Vigilância Sanitária do Mato Grosso do Sul e a equipe local de Maracaju é um exemplo louvável de ação preventiva e zelo pela saúde pública. Manter a qualidade da água é uma responsabilidade compartilhada, e essa visita técnica demonstra que as autoridades estão unidas em seu compromisso de garantir um recurso fundamental para a vida de todos os maracajuenses.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação