23 AGO 2023
CONVÊNIOS
Prefeitura de Maracaju reúne-se com gestores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino.
Integrantes de escolas e CIEIs foram capacitados sobre o objetivo de aprofundar-se nas questões relacionadas as mudanças do Fundeb.

Na segunda-feira, 14-08, a Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou uma importante reunião de alinhamento com a Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica dos Cieis e Escolas da Rede Municipal de Ensino.

O objetivo foi aprofundar as questões relacionadas as mudanças do Fundeb, condicionalidades do Vaar, IQE-MS, IDAMS e o ICMS Educação. Na ocasião foi explicitada a importância das Unidades Educacionais se aterem as mudanças referente as políticas públicas visando um melhor alcance de resultados. No mesmo sentido, a reunião também contou com a atual Coordenadora Municipal do Programa MS Alfabetiza, a Técnica Orientadora Pedagógica Vanessa Madalena Lemes, que explicou detalhadamente à Rede Municipal os eixos do Programa, visto que o mesmo a partir dessas mudanças de legislação explicitadas na reunião de alinhamento passa a ter uma influência na Rede Municipal, como precursor no alcance dos resultados educacionais do município, visto que os recursos serão retornados a partir da melhoria dos índices educacionais.

O Programa tem como público alvo as escolas da Rede que atendem as seguintes turmas: Pré-II da etapa da Educação Infantil, 1º e 2º  ano da etapa do  Ensino Fundamental, o mesmo oferece Formação continuada, presencial e via plataforma para os professores (as) regentes e gestores (as) escolares que atendem a estas turmas, material didático aos alunos e professores(as), cooperação e incentivo as escolas que atingirem os maiores resultados e participação no SAEMS (Sistema de Avaliação Estadual de Mato Grosso do Sul) e a outros índices de qualidade, com prêmios para as escolas destaque e apoiadas.

A Coordenadora ainda destacou a necessidade de as unidades terem um olhar mobilizador e de acompanhamento na práxis pedagógica ao que é oferecido pelo Programa instituído pela Lei n.º 5.724 de 23 de setembro de 2021, em parceria com o Governo do Estado, como uma política pública para o alcance da alfabetização das crianças e como parte do processo de investimento para a melhoria dos resultados educacionais do município.

A reunião teve a presença e liderança da Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza, sendo realizada no espaço “Recanto de Criadores” no Parque de Exposições Libório Ferreira de Souza.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação