18 OUT 2023
Prefeitura de Maracaju discute Plano Diretor com Conselho da Cidade.
Participação da sociedade, opinativa, ocorre por meio da presença dos membros de diversos segmentos da sociedade do Conselho da Cidade.

Nesta semana a Prefeitura de Maracaju, por meio do Prefeito Marcos Calderan, Secretária de Governo, Cléo Wosniak e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, reuniu-se com os integrantes do Conselho da Cidade.

A reunião serviu para debater alterações e readequações no Plano Diretor, apontando especialmente alguns problemas recorrentes de uma cidade em franca expansão, como Maracaju, tais como: comércio sendo edificado próximo de residências, mobilidade urbana e o chamado zoneamento urbano.

Quanto aos comércios, especialmente aqueles geradores de ruído e outros transtornos, foi informado à questão do Polo Industrial, finalmente está sendo liberado, inclusive implantado a infraestrutura necessária para o seu funcionamento, acredita-se que boa parte desses comércios poderão ser transferidos para este novo local.

Outra questão importante é a mobilidade urbana, sendo que a gestão municipal contratou uma empresa que apresentou um completo plano, apontando diversas melhorias, acatadas pela atual gestão, sendo feitas e adaptadas gradativamente, muitas das medidas, já foram tomadas antes do plano, tais como melhoria na sinalização vertical e horizontal, alargamento de ruas, construção de calçadas e melhorias no asfalto com recapeamentos.

Quanto ao zoneamento urbano, trata-se de um plano que divide um determinado espaço em zonas territoriais e determina, para cada uma delas, as regulamentações pertinentes quanto ao uso e ocupação do solo, tal ação, será debatida mais amplamente e incluída na revisão do Plano Diretor.

Novas reuniões deverão ser realizadas, apontando novas melhorias que atendam tanto empresários, independente do tamanho, quanto moradores de residências.

INTEGRANTES DO CONSELHO DA CIDADE

Representantes do Governo - Titular – Suplente

Município de Maracaju - Marcos Calderan

Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente – Agadir Mossmann / Mariana Morales Marques Quadros;

Secretaria de Planejamento e Fazenda – André Hadlich / Joaquim Dorival de Lima

Secretaria de Obras e Urbanismo – Julia de Souza Menezes da Costa / Eduardo Rodolpho Alcantú

Procuradoria Jurídica – Clebson Marcondes de Lima / Lucinéia Vieira dos Santos

Representantes de Entidades Profissionais / Ensino / Classe e Comunitárias