20 NOV 2023
CULTURA
Prefeitura de Maracaju realiza grande ação em alusão ao Dia da Consciência Negra.
Evento ocorreu no Quilombo São Miguel, contando com diversas ações gratuitas e voltadas a saúde, estar e social dos moradores.

No último sábado, 18-11, a Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Desenvolvimento  Econômico e Meio Ambiente e Coordenadoria da Mulher, realizou uma grande ação no Quilombo São Miguel em alusão ao Dia da Consciência Negra.

O evento contou com apresentação cultural do Serviço de Convivência de Fortalecimento de Vínculos – Ação Jovem,  apresentação do grupo de Percussão da Comunidade Quilombola Restauração. Nós atendimentos, a equipe da saúde ofereceu atendimento clínico, aferição de pressão, teste glicêmico, além de vacinação antirrábica, entrega de gibis e orientação de cuidados com os pets.

Teve atendimento do Cadastro Único, com cadastros e atualização cadastral.

Além disso, teve, fruto de uma parceria com a Defensoria Pública, orientação para ajuizamento de ações, esclarecimentos de dúvidas e consulta processual.

Também foram levadas para a ação cortes de cabelo, doação de roupas, exposição e venda de artesanatos e doces, recreação infantil, brincadeiras, pintura facial e alongamento para idosos.

Por fim, também ocorreram palestras sobre o Novembro Azul e Saúde do Homem com o Coordenador de Saúde do Homem, Elson Barbosa, a médica Dra. Lidiane Beatriz Chiesa e a Enfermeira do Quilombo São Miguel, Letícia Valensuela, além de Palestra do Movimento Negro com o Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Negra - Hermes Barbosa e Palestra sobre Consciência Negra com a com Adriane da Silva Soares, Presidente do Instituto Social Cultural Dandara de MS.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
20/11/2023