24 NOV 2023
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura de Maracaju e Caixa Econômica firmam parceria e trabalhadores do Bairro Feliz receberão via aplicativo do Caixa Tem.
Cadastro e pagamentos ocorrerão de forma automatizada e beneficiários do programa pioneiro no estado agora poderão efetuar suas compras por meio do aplicativo.

A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Secretaria de Obras e Urbanismo e Secretaria de Planejamento e Fazenda, reuniu-se com a equipe da Caixa Econômica Federal e firmou uma sólida parceria com a instituição financeira.

O objetivo da parceria é agilizar os pagamentos das remunerações dos integrantes do Projeto “Bairro Feliz”, programa social do município, modelo e pioneiro no estado em que o município contrata por meio período, moradores do próprio bairro, para executar os serviços de limpeza.

Agora com a adesão do Caixa Tem, integrantes do Bairro Feliz, terão uma conta virtual, podendo executar suas movimentações bancárias pelo próprio aplicativo, realizando pagamentos e efetuando compras sem sair de casa.

Conforme o prefeito, Marcos Calderan, a parceria também agiliza a adesão de novos beneficiários do programa, afinal trata-se do mesmo aplicativo utilizado para programas sociais da esfera nacional.
Os beneficiários, trata-se de homens e mulheres em situação de vulnerabilidade social, gerando assim emprego e renda, bem como, facilitando o trabalho de limpeza, já que por serem moradores, dialogam com vizinhos e comerciantes da própria localidade, fazendo uma verdadeira “corrente do bem”, gerando um esforço e cooperação mútua, integrantes do Bairro Feliz e sociedade por um bairro mais limpo e bonito.

A ação é mais um pioneirismo do município, reforçando o compromisso da gestão municipal em modernizar e integrar toda a sociedade na positiva fase de transformação que a cidade atravessa.

Atualmente o Bairro Feliz contempla 85 beneficiários que já atendem diversos bairros de Maracaju e também Vista Alegre em sua totalidade.

Sobre o Bairro Feliz

O “Bairro Feliz” visa desenvolver ações efetivas de sustentabilidade na área de limpeza urbana dos bairros, em conjunto com a comunidade local, integrando-a às ações sociais, beneficiando pessoas em vulnerabilidade social, que poderão obter uma renda com a colaboração na limpeza.

O programa busca ainda sensibilizar e conscientizar ambientalmente a comunidade, proporcionando assim uma melhor limpeza pública urbana e qualidade de vida, além de proporcionar uma renda para as famílias em situação de vulnerabilidade social, englobando a participação integrada dos órgãos públicos e da comunidade, sendo desenvolvido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Secretaria Municipal de Obras de Maracaju.

O Bairro Feliz também é responsável por atender ações que fortalecem a convivência familiar e comunitária, prestação de informações sobre direitos, capacitação para geração de renda e emprego, orientação para as mais diversas políticas públicas, prevenção e atendimento à situação de violações de direitos ou ameaça, por exemplo, violência doméstica.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação