23 ABR 2024
EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maracaju lança oficialmente com a entrega dos materiais para os alunos, o Programa “Nossas emoções e a transformação social”.
O evento contou com a entrega também de material exclusivo em guarani kaiowá para a Escola Indígena da Aldeia Velário Surui’y

A Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Educação, lançou nesta segunda-feira, 22-04, o Programa “Nossas emoções e a Transformação Social” para a Educação Infantil dos CIEIs e Escolas da Rede Municipal.

Trata-se de um projeto para desenvolver a educação emocional em crianças na idade escolar em que todas as temáticas são trabalhadas por meio da literatura, caderno de atividades, jogos e oficinas.

O modelo adotado é a transversalidade entre as diversas disciplinas do conhecimento, por meio da literatura Infantil, em que o educador, mediador, como operador desse conhecimento interdisciplinar, de modo que a criança possa ter compreensão de sua realidade por meio de diálogo de saberes, permitindo a ela a compreensão do homem, do mundo e de si mesma através da construção de uma ótica global.

O programa já vem sendo executado neste município, desde o mês de março, com as capacitações do projeto denominado D.N.A. (Desenvolvimento & Neurobiologia na Aprendizagem) para os profissionais da educação infantil e agora nesta nova etapa entrega o material lúdico para auxiliar os professores com novas ferramentas, visando melhorias no ensino e na aprendizagem, principalmente nos aspectos cognitivo e afetivo das crianças.

Sobre o Projeto Turminha do Bem: criado em Campo Grande – MS, em 2015, pela doutora em ciências Fernanda de Oliveira Fialho, o programa tem o objetivo de fornecer materiais e conteúdos educativos interdisciplinares diferenciados e complementares para os alunos da educação infantil, ensinos fundamental e médio, por meio de contos expressivos e ferramentas da metodologia ativa. A Turminha do Bem é formada pelos personagens Bacbem, Kito, Raio, Neural, Denoka, João, Teddy e o Fabinho, cada um deles tem uma função na didática com os alunos. O projeto oferece sete propostas de trabalho para a equipe pedagógico das escolas.

• Ambientes limpos: trabalha a vigilância epidemiológica, a consciência, o papel de cada cidadão de forma individual e coletiva na responsabilidade social;

• Emocional: trabalha a inteligência, consciência e autonomia emocionais e a competência social;

• Fisiologia da vida: trabalha o desenvolvimento humano em diferentes fases da vida, abordando conceitos de responsabilidade, ética, moral, deveres, direitos e riscos sociais e vulnerabilidade;

• Higiene pessoal e alimentar: trabalha as práticas de saúde individual e coletiva, mostrando a importância da adoção de novos hábitos para a promoção da saúde e bem-estar;

• Meio ambiente: trabalha os pilares do desenvolvimento estruturado e sustentável com a promoção da ascensão econômica na mesma proporção da social e ambiental.

• Inclusão: trabalha a inclusão social no ambiente escolar, abordando os cuidados inerentes ao educador e seu preparo com ações amplas de conscientização e formação sobre TEA, Transtornos Mentais Gerais na Infância, repercussões clínicas da puberdade e alunos com deficiências.

• Antirracismo: trabalha para promover a igualdade racial e a valorização da diversidade com a atenção e a percepção dos alunos e professores, a partir de lembranças, ideias, informações, emoções e conteúdos, para a identificação de preconceitos raciais que habitam o imaginário social e que encerram em si estereótipos, impulsos ou desejos, nem sempre conscientes, responsáveis por atitudes discriminatórias e manutenção e/ou a reprodução do racismo.

Em nove anos de existência a Turminha do Bem já alcançou 30 mil alunos, em 1200 escolas nos estados de Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso, com a participação de 7.000 mil professores.

Para mais informações: www.projetoturminhadobem.com.br

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação