Maracaju deu mais um passo importante para o futuro das novas gerações. O município agora integra oficialmente a Rede Urban95 e lança o Plano da Primeira Infância de Maracaju (2025-2035), reafirmando o compromisso com o desenvolvimento integral das crianças de 0 a 6 anos. A adesão à iniciativa reforça o olhar da gestão pública para a infância como prioridade estratégica para o presente e o futuro da cidade.
Como parte desse movimento, Maracaju participa do 4º Encontro Nacional Urban95, que acontece de 6 a 8 de agosto, em Fortaleza (CE). O evento reúne 64 municípios brasileiros que também integram a rede e promove um espaço de troca de experiências, capacitação técnica e visitas a projetos de referência voltados ao bem-estar da primeira infância.
Representando o município, participa do encontro a Técnica Orientadora Pedagógica, Vanessa Madalena Lemes que é Coordenadora do Plano Municipal da Primeira Infância de Maracaju - 2025 a 2035, que terá a oportunidade de conhecer de perto boas práticas implantadas na capital cearense, como o Parque Cidade das Crianças e os microparques urbanos – exemplos de como pequenas intervenções podem gerar grandes impactos no cotidiano das crianças e suas famílias.
A programação do encontro inclui ainda debates com especialistas de renome, como o pediatra e sanitarista Daniel Becker, presente na abertura, e o escritor e ambientalista Kaká Werá, que participa do encerramento. As discussões giram em torno de temas como mobilidade infantil, planejamento urbano com foco nas crianças e políticas intersetoriais para o cuidado e o desenvolvimento na primeira infância.
Criada pela Fundação Van Leer, a Urban95 é uma iniciativa global que apoia líderes municipais a transformar as cidades em ambientes mais justos e acessíveis para crianças pequenas e suas famílias. No Brasil, a rede é coordenada pelo CECIP e promove o intercâmbio de boas práticas entre os municípios participantes.
Maracaju agora faz parte desse grupo seleto de cidades comprometidas com o olhar sensível e estratégico para os primeiros anos de vida. Com apoio técnico e metodológico, o município irá implementar ações para melhorar calçadas, praças, equipamentos públicos, sinalização e serviços de atenção integral às crianças – sempre com base em evidências e escuta da comunidade.
Porque quando uma cidade é boa para as crianças, ela é melhor para todos!