A Prefeitura de Maracaju deu início, nesta segunda-feira (05), aos testes com um novo inseticida destinado ao combate do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul e empresas do setor privado.
A reunião técnica realizada na sede da Secretaria Municipal de Saúde reuniu autoridades e especialistas para alinhar as estratégias de aplicação experimental do inseticida Fludora® Co-Max, em fase de testes no distrito de Vista Alegre. O principal objetivo é avaliar a eficácia do produto, seu tempo de ação e a resistência do vetor.
O Fludora® Co-Max é considerado um produto de nova geração, pois combina dois princípios ativos com mecanismos distintos de ação, o que amplia o espectro de combate ao mosquito e reduz significativamente os riscos de resistência.
A aplicação do inseticida será realizada até quinta-feira (08), com acompanhamento de equipes especializadas e monitoramento técnico contínuo.
Estiveram presentes na reunião a secretária de Saúde de Maracaju, Chirlei Rocha, os representantes do Departamento Municipal de Endemias de Maracaju, Rafael Rodrigues e Eder Mantovani. Representando a Coordenadoria Estadual de Controle de Vetores, participaram os gerentes técnicos, Márcio Luiz de Oliveira, Paulo Silva de Almeida, Marcus Vinícius Neves Carvalhal e o supervisor técnico José Pedro Moreira Carneiro.
Representaram o setor privado os profissionais, Marco Antônio Bertussi e Gilmar Barbosa, da empresa Biovec; Fábio José Magro, da Head Mosquito Management Brazil, e João Marcelo de Sousa Teixeira, da Mosquito Management Brazil.
O projeto integra o plano estadual de enfrentamento às arboviroses e representa um avanço nas ações preventivas em saúde pública.