A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o novo Boletim Epidemiológico das Arboviroses, com dados referentes ao período de 1º de janeiro a 10 de maio de 2025. O município acendeu um alerta diante do aumento expressivo de casos de Chikungunya, principalmente no Distrito de Vista Alegre.
De acordo com o boletim, foram 751 casos confirmados de Chikungunya, de um total de 2.692 notificações. Já em relação à dengue, o município registrou 183 casos confirmados no mesmo período. Não houve óbitos relacionados às doenças.
Além do aumento dos casos, preocupa também a baixa adesão à vacina contra a dengue, disponível gratuitamente para crianças de 10 a 14 anos nas Unidades de Saúde. A Secretaria de Saúde reforça que a imunização é essencial para conter o avanço da doença, que vem crescendo em diversas regiões do país.
O município orienta a população a colaborar com as ações preventivas, eliminando focos do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, zika e chikungunya — em recipientes que acumulam água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.
DENGUE
ZIKA
CHIKUNGUNYA
A Prefeitura reforça que o combate às arboviroses é uma responsabilidade coletiva e convoca a população a colaborar com as ações de prevenção e controle.