A Prefeitura de Maracaju deu início, nesta sexta-feira (13), ao processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 com uma reunião ampliada da Comissão de Orçamento. O encontro, realizado no auditório do PREVMMAR, reuniu representantes de todas as secretarias municipais e marcou o pontapé oficial de uma das etapas mais importantes da gestão pública: o planejamento estratégico de médio prazo.
Durante a reunião, foram apresentados o cronograma oficial de atividades, os instrumentos de consulta pública e os documentos de apoio que servirão de base para a formulação do PPA. Também foi detalhado o formulário online que permitirá à população contribuir diretamente com sugestões e prioridades para os próximos quatro anos.
Cronograma das atividades
O processo de elaboração do PPA 2026-2029 seguirá um cronograma detalhado, com ações distribuídas entre os meses de junho, julho e agosto. Confira:
13/06/2025: Realização da reunião geral com a Comissão de Orçamento para abertura dos trabalhos e envio dos documentos de apoio às secretarias (Plano de Governo 2025-2028, cronograma, LOA 2025 e questionário da consulta pública).
Até 16/06/2025: As secretarias devem se manifestar sobre a necessidade de ajustes no questionário da consulta pública.
17/06/2025: A equipe de TI será responsável por configurar a consulta pública e disponibilizá-la no site da Prefeitura.
De 17 a 30/06/2025: A população poderá participar da consulta pública online, apontando suas prioridades e sugestões para as políticas públicas do próximo quadriênio.
01 a 02/07/2025: Consolidação dos dados da consulta pública em relatório, a ser enviado às secretarias.
03/07/2025: Divulgação do resultado da consulta pública e envio do link para que as secretarias preencham suas propostas de ações para o PPA 2026-2029.
Até 11/07/2025: Prazo final para que todas as secretarias preencham o formulário com suas respectivas propostas.
14 a 18/07/2025: Supervisão de Planejamento analisará os documentos enviados e poderá solicitar ajustes, se necessário.
21 a 23/07/2025: Prazo para as secretarias realizarem eventuais ajustes solicitados.
24 a 30/07/2025: Distribuição das ações por tipo de despesa.
31/07 a 29/08/2025: Lançamento das ações no sistema oficial.
30/09/2025: Data limite para envio do PPA 2026-2029 à Câmara Municipal, conforme determina a legislação vigente (LC 160/2021).
Com um olhar voltado para o futuro, a Prefeitura de Maracaju reafirma seu compromisso com uma gestão planejada, participativa e eficiente, garantindo que as decisões orçamentárias e de governo estejam alinhadas às necessidades reais da população.