A Prefeitura de Maracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o Boletim Semestral de Ações do Departamento de Vigilância Sanitária, referente ao primeiro semestre de 2025. O levantamento mostra um trabalho intenso e contínuo, totalizando mais de 8 mil ações voltadas à prevenção, fiscalização e educação sanitária no município.
Entre janeiro e junho deste ano, foram realizadas 208 inspeções, fiscalizações e orientações técnicas, além da expedição de 195 alvarás sanitários. A equipe emitiu 8.405 autos termos e realizou o cadastro e análise de 6 processos administrativos. Ao todo, 750 ordens de serviço foram emitidas, além da realização de 155 conferências em instituições como RMNRA, RMNRB2, ILPI, MM, MT e BMPO.
Ainda foram coletadas 7 amostras de alimentos para análise laboratorial, elaborados 32 boletins de vistoria, orientação e alerta rápido, emitidas 132 notificações e atendidas 20 denúncias. O balanço também registra 6 inutilizações de produtos, com laudo técnico, 5 atividades e campanhas educativas, 3 ações em parceria com outros órgãos públicos e 7 procedimentos envolvendo autuações, interdições ou apreensões.
A Vigilância Sanitária de Maracaju segue sendo referência regional, atuando com responsabilidade, técnica e compromisso com a população.
O trabalho continuará ao longo do segundo semestre, sempre alinhado com as diretrizes da Secretaria Municipal de Saúde.