25 ABR 2022
PARCERIAS
Prefeitura de Maracaju em parceria com SEBRAE levam teatro sobre associativismo para moradores do Quilombo São Miguel
Intitulada “Somos Todos José”, palestra e teatro levaram conhecimento e situações reais de trabalhadores do campo.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, realizou uma palestra focada no associativismo intitulada “Somos Todos José” e também um teatro ministrado pelo Engenheiro Agrônomo Manoel de Matos, ambas com o objetivo de levar de uma maneira leve e divertida conhecimentos sobre a importância do trabalho em conjunto no campo, através de relato de casos e problemas reais de pessoas que trabalham no campo.

A metodologia amplamente didática, visou orientar as pessoas sobre associativismo e o cooperativismo, atuando com bom humor no aprendizado dos moradores do Quilombo São Miguel, local onde a ação ocorreu.

Segundo o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Agadir Mossmann, através do teatro levou-se conhecimento como a vida pode mudar, através da parceria, cada um pensando e colaborando com o outro, fazendo assim toda a comunidade crescer e evoluir.

Quero agradecer ao SEBRAE pela parceria e dizer que estamos levando conhecimento ao pequeno produtor, somente nesta ação capacitamos e orientamos produtores do Quilombo São Miguel e alguns visitantes do Assentamento Valinhos, produtores que agora poderão aplicar na prática teorias sobre associativismo e cooperativismo apresentadas aqui.” Destacou Agadir Mossmann.

Ambas temáticas, contam com expressivas diferenças, mas ambas colaboram com a evolução de qualquer comunidade, afinal o associativismo tem como finalidade a promoção de uma comunidade, fazendo com que ela saia do anonimato. Além disso, a associação auxilia para que essa comunidade tenha uma maior expressão política, social, econômica e ambiental. Enquanto que, o cooperativismo tem essencialmente o objetivo econômico, visando atingir o bem comum e promover uma reforma social dentro do capitalismo. O fim maior é o homem, não o lucro.

A ação faz parte do Programa Cidade Empreendedora, fruto de parceria do SEBRAE com a Prefeitura de Maracaju.