13 MAR 2023
COORDENADORIA DA MULHER
Rede de Combate à Violência contra a Mulher de Maracaju recebe capacitação na Casa da Mulher Brasileira.
Uma comitiva de 18 integrantes visitou as instalações do órgão que é considerado modelo de combate a violência contra a mulher em nível nacional.

Com o apoio da Prefeitura de Maracaju, servidoras públicas integradas a Rede de Combate a Violência contra a Mulher, formada pela Coordenadoria da Mulher, CREAS, CRAS e Conselho da Mulher, cumpriram agenda na última semana na capital do estado, onde conheceram as instalações da “Casa da Mulher Brasileira”.

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande foi inaugurada em 3 de fevereiro de 2015, reafirmando o pioneirismo do Estado de Mato Grosso do Sul nas políticas públicas de enfrentamento à violência contra as mulheres e iniciando um novo tempo de atendimento integral, humanizado e especializado às mulheres em situação de violência.

De acordo com Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres a visita foi de grande importância, afinal conhecer um dos maiores órgãos de proteção a mulher do país, possibilita novos conhecimentos e modelos que poderão ser implantados em Maracaju.

“Participamos de capacitações, conhecemos espaços importantes deste órgão, além de dialogar com autoridades da segurança pública, todos unidos com apenas um objetivo, ampliar e melhorar, cada vez mais, toda a rede de proteção a mulher do município de Maracaju, afinal este é um dos grandes objetivos da administração do nosso Prefeito Marcos Calderan, cuidar, proteger e abrir novos horizontes pessoais e profissionais para todas as mulheres, especialmente aquelas que são vítimas de violência.” Explicou Jamaika do Carmo.

Atualmente, estão em funcionamento as Casas da Mulher Brasileira de Campo Grande (MS), São Luís (MA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), São Paulo (SP) e Boa Vista (RR).

Na capital do estado, autoridades e servidoras maracajuenses conheceram a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), que conta com atendimento em regime de plantão 24h, diariamente inclusive em finais de semana e feriados, facilitando o acesso das mulheres em situação de violência ao registro das ocorrências e atendendo uma antiga reivindicação dos movimentos de mulheres e feministas (até então, a DEAM funciona das 7h às 17h).

A Casa da Mulher Brasileira de Campo Grande abriga também a primeira Vara Especializada em Medidas Protetivas e Execução de Penas do País, inaugurada em 9 de março de 2015.

No total, a comitiva maracajuense levou 18 integrantes, entre servidoras públicas, integrantes do Conselho da Mulher, além das representantes do Legislativo Municipal, Vereadoras Gracinha Pernambucana e Rosane Jung.