12 JUN 2023
EDUCAÇÃO
Prefeitura, Sindicato Rural de Maracaju e Fundação Shunji Nishimura assinam termo de cooperação.
O convênio entre a respeitada fundação é o primeiro no país realizado com o Poder Público.

No último sábado, 10-06, dentro da programação de comemoração dos 99 anos, a Prefeitura de Maracaju, Sindicato Rural de Maracaju e a Fundação Shunji Nishimura, assinaram Termo de Cooperação para a aplicação de uma metodologia pedagógica no município.

Inicialmente a metodologia será inserida em uma escola, de forma gradativa, contemplando o chamado modelo pedagógico “Aprendizagem Profunda”, da escola canadense Master’s Academy & College, de Calgary. A premissa da Aprendizagem Profunda é desenvolver a autonomia e excelência acadêmica do educando, sobretudo, no sentido de capacitá-lo a visualizar e criar um futuro que ainda não existe.

Conforme o Prefeito Marcos Calderan, esta é uma ação importante e que deverá ampliar e acelerar os resultados positivos da educação maracajuense.

“Nossa gestão tem investido fortemente na educação, recuperando estruturas físicas, investindo em treinamentos, equipamentos de alta tecnologia, focando em de fato, proporcionar uma Educação Maior e um Futuro Melhor para nossos filhos e netos, não é apenas um slogan, trata-se de trabalho concreto, que muda a vida das pessoas. Agora, assinando este termo, damos mais um passo importante, quero agradecer a Nerinha do Sindicato Rural de Maracaju por defender esta ideia, sempre costumo dizer, enquanto gestor público, sou grato a Deus, pelas boas pessoas colocadas em nosso caminho, agora é trabalhar e colher os frutos.” Ressaltou Marcos Calderan.

Com a assinatura, Maracaju torna-se o primeiro município do país a firmar uma parceria com a Fundação Shunji Nishimura, antes somente firmada com a iniciativa privada, algo que foi amplamente comemorado pelas autoridades e educadores maracajuenses.

Para o Presidente do Sindicato Rural, Fábio Caminha, Maracaju se desenvolve com essas sólidas parcerias, parabenizando o Prefeito Marcos Calderan por “vestir a camisa” da ideia ofertadas pela Diretora do Núcleo de Mulheres do Sindicato, Ana Nery Terra Souza.

“Isso é pensar no futuro, parabenizo o Prefeito Marcos, Vice Mauro e toda sua equipe, agradecemos a nossa querida Nerinha por fazer este sonho se tornar realidade, agora é trabalhar e contar com um futuro melhor para nossos estudantes.” Ressaltou Fábio Caminha.

Assinaram o Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Maracaju, Sindicato Rural e a Fundação Shunji Nishimura.

AUTORIDADES PRESENTES

O evento ocorreu de forma conjunta com a reinauguração da Escola Municipal João Pedro Fernandes, dentro da programação dos 99 anos da cidade, contando com a presença de Eduardo Riedel, Governador do Estado, Mônica Riedel, Primeira-Dama do MS, Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju, Meire Calderan, Primeira-Dama de Maracaju, Édio Antônio Resende de Castro, Secretário de Estado Adjunto de Educação, Frederico Felini, Secretário de Estado Adjunto de Governo e Gestão Estratégica, Professor Juari, Vereador de Campo Grande, Carolina Souza, Secretária Municipal de Educação, Thiago Caminha, Secretário Municipal de Saúde, Leiza Karen Barbosa, Secretária Municipal de Assistência Social, Cléo Wosniak, Secretária Municipal de Governo, Dayani Barbosa, Chefe de Gabinete, Joaquim Herrera, Secretário Municipal de Obras, Erlei Pires Dias, Secretário Municipal de Esportes, Paula Brites, Secretária Municipal de Administração, Rafael Fernandes Jara, Secretário Municipal de Cultura, Robert Ziemann, Presidente da Câmara e os vereadores Joãozinho Rocha, Nenê da Vista Alegre, Vilmar da Era do Gelo, Gustavo Veterinário e Rener Barbosa, além dos convidados especiais Reinaldo Azambuja, Ex-Governador do Estado e Ex-Aluno da Escola João Pedro Fernandes e Fátima Azambuja, Ex-Primeira-Dama do Estado de Mato Grosso do Sul, além de Elvis Fusco, Superintendente Executivo da Fundação Shunji Nishimura, além de outras autoridades, profissionais da educação e a comunidade em geral.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação