11 AGO 2023
FAC
Com apoio da Prefeitura, Polícia Militar de Maracaju inaugura Sala de Reconstrução Familiar.
Espaço dentro da Polícia Militar, objetiva atender e orientar de forma propositiva agressores, evitando a reincidência.

Na manhã desta quarta-feira 09-08 a Prefeitura de Maracaju por meio do FAC – Fundo de Apoio a Comunidade e Polícia Militar de Maracaju inauguraram dentro das instalações da PM a “Sala de Reconstrução Familiar”.

O espaço próprio para atender acusados e agressores de violência doméstica, visa ter um ambiente próprio para orientar sobre a prática delituosa que é a violência contra a mulher, bem como, evitar a reincidência, ou seja, repetição do crime. O Projeto Reconstruindo Famílias estrutura-se em uma Rede de Proteção Social ao Cidadão, composta pela Polícia Militar, Prefeitura e Poder Judiciário, sendo desenvolvido para atender autores de delitos cominados com a Lei Maria da Penha, que por força de medida protetiva de urgência se obrigam a passar pela rede.

Enquanto frequentador deste projeto, o agressor assiste a palestras com diversos assuntos sobre o tema, além de passar por outros programas e ações voltados as necessidades pessoais, associadas à conduta delituosa. Por isso, buscamos atuar, visando frear os altos índices criminais de violência doméstica, de modo a conscientizar o autor sobre a necessidade da mudança comportamental.” Destacou Cleder Pereira, Comandante da Polícia Militar e um dos autores do projeto.

O Tenente Coronel ainda explica que, Maracaju até então, tinha projetos focados apenas na vítima, necessitando deste atendimento ao agressor, visando a extinção da prática delituosa, sendo assim, como a formulação de políticas públicas para proteger as mulheres deve ser prioridade para o Estado, tal medida, não terá eficácia se não houver, da mesma forma, foco no agressor.

Com o projeto efetivado, busca-se: efetiva redução dos índices criminais, possibilitando que as mulheres e seus familiares vivam com maior segurança e liberdade; conscientização dos agressores acerca da natureza da violência doméstica e seus efeitos legais, bem como as consequências que podem causar às vítimas; eficácia da Rede de Proteção Social Integral ao Cidadão, com acionamento especializado e humanizado para atender ao reeducando; o autocontrole dos sentimentos e emoções do autor, bem como sua mudança de comportamento, na busca por alternativas pacíficas na resolução dos conflitos familiares; e a percepção do reeducando sobre a importância de pedir assistência para a resolução de problemas e necessidades individuais, entendendo que isso pode ajudar a controlar seus comportamentos violentos.

O evento contou com a presença ilustre do Ator Raul Gazolla que vivenciou de perto a violência doméstica, na ocasião, perdeu sua esposa, Atriz Daniela Perez, também filha da consagrada autora de novela Glória Perez, assassinada pelo ator Guilherme de Pádua em 1992. Atualmente Raul Gazolla, participa de eventos em todo o país visando gerar conscientização, palestrando e falando sobre a importância da prevenção à violência contra a mulher.

AUTORIDADES PRESENTES
Participaram do evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Primeira-Dama do Mato Grosso do Sul Mônica Riedel, Juiz de Direito Dr. Raul Ignatius Nogueira, Promotora de Justiça de Campo Grande Lívia Carla Bariani, Subcomandante da Polícia Militar de Mato Grosso do Sul Coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião, Ator Raul Gazolla, Comandante da 2º CIPM Tenente Coronel Cleder Pereira da Silva, Delegada de Polícia Civil Gláucia Valério, Comandante do Corpo de Bombeiros Lucas Medrado, Secretária de Assistência Social Leiza Karen Barbosa, Secretário de Cultura Rafael Fernandes Jara, Secretária de Governo Cléo Wosniak, Chefe de Gabinete Dayani Barbosa, Secretário de Obras Joaquim Herrera, Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres Jamaika do Carmo, Presidente da Câmara Robert Ziemann, além de vereadores, presidentes e diretores de entidades e a comunidade em geral.
Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
11/08/2023