26 OUT 2023
CULTURA
Em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, Prefeitura realiza 1º Conferência Municipal de Cultura.
Em sua primeira edição, evento demonstra o compromisso da atual gestão com o fortalecimento da cultura maracajuense.

A quarta-feira, 25-10, está sendo de muito trabalho para os integrantes do Conselho Municipal de Cultura e da Prefeitura de Maracaju por meio da Secretaria Municipal de Cultura, devido à realização da 1.ª Conferência Municipal de Cultura.

A ação demonstra a nova fase que a cultura maracajuense está vivenciando, valorizada na atual gestão, transformou a Fundação de Cultura em Secretaria de Cultura, ampliando o leque de oportunidades para elaboração e execução de projetos, além de disponibilização de credenciamentos de músicos, bem como, projetos sociais, além das oficinas, ofertadas gratuitamente pela Secretaria de Cultura, atendendo atualmente mais de 800 crianças e jovens.

O objetivo geral é promover o debate sobre as políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com todas as políticas públicas sociais e econômicas.

Na ocasião também foram abordados os temas, alinhando ideias que motivam a discussão sobre a realidade local.

CONFIRA OS EIXOS QUE FORAM ABORDADOS

Eixo 1 - Institucionalização, Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura

Eixo 2 - Democratização do Acesso à Cultura e Participação Social

Eixo 3 - Identidade, Patrimônio e Memória

Eixo 4 - Diversidade Cultural e Transversalidades de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural;

Eixo 5 - Economia Criativa, Trabalho, Renda e Sustentabilidade

Eixo 6 - Direito às Artes e Linguagens Digitais

O evento foi realizado no plenário da Câmara Municipal de Maracaju.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram da abertura do evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama de Maracaju, Meire Calderan, Presidente da Câmara de Vereadores, Robert Ziemann, Vereadores, Rener Barbosa, Joãozinho Rocha, Vilmar Oliveira, Nenê da Vista Alegre, Presidente do Conselho Municipal de Cultura, Alecsander Morais Alano, Diretora Financeira do Sindicato Rural de Maracaju, Ana Nery Terra, Secretário Municipal de Cultura, Rafael Fernandes Jara, Secretário Municipal de Obras, Joaquim Herrera, Secretária de Administração, Paula Brites, Chefe de Gabinete, Dayani Barbosa, Secretária de Educação, Carolina Souza e Giovana Corrêa, neste ato, representando a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024