12 MAR 2020
MEIO AMBIENTE
Projeto Agente Ambiental em Ação em parceria com Centro de Endemias, realizaram ação que orienta e combate à dengue em Maracaju.
A parceria Secretaria de Assistência Social e a Secretaria de Saúde através do Projeto Agente Ambiental em Ação, em parceria e o  Centro de Endemias realizaram nesta quarta-feira 11 de março, mais uma ação com objetivo de orientar a população sobre a importância das ações  no  combate a dengue

Entre os trabalhos foram entregues panfletos e sementes da flor Crotalária, a ação realizada nos sinaleiros do anel centra da cidade. A Crotalária é uma planta, que ajuda no combate do mosquito da dengue por causa da sua capacidade de adaptação a qualquer região, você pode plantar em sei jardim. Após o plantio, a planta leva em média 100 dias para dar flor e é considerada um repelente natural do Aedes porque em sua fase adulta, atrai a libélula, inseto que se alimenta das larvas do mosquito transmissor da dengue.

O inseto também deposita seus ovos na água parada, assim como o Aedes e quando os ovos da libélula eclodem, as larvas se alimentam das larvas do Aedes. Além disso, há estudos que indicam que a própria libélula quando adulta se alimenta do mosquito Aedes.  Além dessa ação , os trabalhos são constante em Maracaju segundo Mário Zan Coordenador do Departamento de Endemias .

“ A prefeitura tem realizado mutirão de limpeza nos bairros da cidade, principalmente nas áreas de maior risco, além disso, diversas ações de conscientização tem sido feita nas escolas e órgãos públicos do município, mas, população precisa colaborar e fazer a sua parte , com apenas cinco minutos, o cidadão pode verificar seu quintal e eliminar a água de qualquer recipiente que possa contribuir para a proliferação do agente transmissor da dengue.” disse Mario.

Local: Ruas da cidade