17 MAR 2022
GESTÃO
Secretários Municipais e Servidores Públicos participam de Workshop de implantação do “Modelo de Excelência da Gestão” nos municípios
Evento do MEG conta com a participação do Superintendente de Gestão Estratégica da Secretaria de Governo do Estado Thaner Castro Nogueira.

Na tarde da última terça-feira 15-03, os Secretários Municipais e alguns servidores públicos convidados participaram do Workshop do MEG – Modelo de Excelência de Gestão dos municípios, organizado pela ASSOMASUL – Associação dos Municípios do Mato Grosso do Sul e o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

O evento visa orientar e capacitar sobre o MEG - Modelo de Excelência de Gestão, ferramenta obrigatória para que os municípios possam acessar recursos federais. O recurso visa apoiar o aprimoramento da gestão dos processos da gestão pública, com prazo final em 31 de Março para municípios de 10 a 50 mil habitantes.

Trata-se do pontapé inicial do Modelo de Excelência da Gestão que está sendo exigido pelo Governo Federal para liberação de recursos via convênio, este trabalho faz com que o município estruture a sua organização para que os serviços e políticas públicas sejam entregues a população de uma forma mais organizada. Neste evento, abordaremos sobre gestão de projetos, gerenciamento de processos, parte financeira, licitação, tudo bem amplo e visando organizar a estrutura pública.” Explicou Thaner.

Thaner ainda relatou que este trabalho não impacta a população diretamente, mas indiretamente faz toda a diferença, já que possibilita uma melhora da dinâmica de atuação da Prefeitura Municipal, podendo ser comparado com ano a ano, possibilitando comparação de índices, apontando o que evoluiu ou não dentro da atividade pública.

O MEG efetua uma série de avaliações, pontuando-as conforme o desempenho de cada segmento dentro do Poder Público, deixando ainda uma série de tarefas que os gestores de cada pasta devem fazer ao longo de 12 (doze) meses, já que com o término deste período, novamente ocorre uma avaliação, visando acompanhar uma eventual melhora da nota. As categorias são avaliadas em Bronze (0 a 25), Bronze 2 (26 a 50), Bronze 3 (51 a 75) e Bronze 4 (76 a 100), sendo esta última a melhor nota da avaliação do MEG.

Todo esse trabalho envolverá um comitê que acompanhará os trabalhos em Maracaju, preferencialmente, montado pelos próprios secretários, especialmente nas áreas de finanças, administração, governo e gabinete.

O objetivo deste trabalho é evitar que processos fiquem parados, afinal o Poder Executivo Federal, identificou em diversos municípios do país, projetos parados, causando prejuízos a comunidade, sendo assim o MEG - Modelo de Excelência de Gestão vem a corrigir essas falhas.

O evento está sendo realizado no plenário da Câmara de Vereadores.