18 MAI 2023
GESTÃO
Com apoio da Prefeitura, Audiência Pública discutirá relicitação da Ferrovia da Malha oeste em 01-06.
A inclusão do ramal Campo Grande, que passa por Sidrolândia e Maracaju, terminando em Ponta Porã, nos estudos sobre a relicitação da Malha oeste, será discutida em três audiências públicas.

Contando com o apoio da Prefeitura de Maracaju será realizado no dia 01-06 na Câmara de Vereadores de Maracaju, uma Audiência Pública para debater a relicitação da Ferrovia da Malha oeste.

O evento aberto para toda a sociedade, será realizado a partir das 18 horas, a inclusão do ramal Campo Grande, que passa por Sidrolândia e Maracaju, terminando em Ponta Porã, nos estudos sobre a relicitação da Malha oeste, será discutida em três audiências públicas, marcadas para 31 de maio, em Sidrolândia, 1º de junho em Maracaju e, em 2 de junho, Ponta Porã.

“Para nós é uma alegria enorme receber essa Audiência Pública, ressaltamos também a importância da participação da sociedade, empresários, produtores rurais e entidades, afinal esse debate envolve diretamente nossa cidade, já que podemos ser beneficiados como um dos pontos desta ferrovia, especialmente pela nossa vocação agrícola e econômica.” Explicou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

A ação também conta com o apoio do Governador Eduardo Riedel, bem como os prefeitos e vereadores das cidades envolvidas diretamente no projeto, todos foram convidados para este encontro promovido pelo deputado estadual Pedrossian Neto (PSD), em parceria com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul.

Sobre o tema: Assim que a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) apresentou os estudos para a nova concessão, o Deputado Pedrossian Neto demonstrou preocupação quanto à exclusão do ramal. A princípio, o ramal a ser relicitado é o que liga Corumbá (MS) a Mairinque (SP).

O assunto e o pleito ao conhecimento dos diretores da ANTT, nas ocasiões em que foram feitas audiências em Campo Grande e em Brasília. Em 2035, seriam 200 mil toneladas, de produção a serem transportadas. Mas o volume de grãos na safra de 2022, só de soja, foi de 13 milhões de toneladas.

Além disso, Maracaju é o centro de produção de soja de MS, dado que é importante para a defesa do ramal Campo Grande/Ponta Porã.

Sendo assim, faz-se necessário que o estudo de demanda seja reaberto, para incluir o real cenário de produção de MS e, desta forma, verificar a viabilidade da inclusão do ramal no projeto de relicitação, por parte da ANTT.

Esse e outros pontos da nova concessão serão discutidos nas três audiências em Sidrolândia, Maracaju e Ponta Porã.

Evento: Audiência Pública sobre a Relicitação da Ferrovia da Malha oeste.

Data: 01- 06 (quinta-feira)

Local: Câmara de Vereadores de Maracaju.