29 ABR 2023
GESTÃO
GOVERNO
Com apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, 27º Festa da Linguiça é oficialmente iniciada.
Cerimônia oficial e Show de Munhoz e Mariano, marcaram o primeiro dia do tradicional evento gastronômico da cidade.

Na noite desta sexta-feira, 28-04, ocorreu a abertura oficial da 27º Festa da Linguiça de Maracaju, organizada pelo Rotary Clube de Maracaju, e conta com o apoio da Prefeitura de Maracaju e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul.

Durante a abertura, Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju, enalteceu a história do evento, classificando como um evento fundamental para a cidade, já que por meio da filantropia do trabalho do Rotary e Casa da Amizade, Hospital, Segurança Pública, Lar do Idoso, APAE e outras inúmeras entidades já foram ajudadas.

“Para nós é uma alegria enorme sermos parceiros deste evento, aportamos recursos públicos que se transformam em filantropia, já que os resultados desta festa, refletem diretamente em melhorias para a nossa sociedade, seja por melhorias no Hospital que foi um dos maiores beneficiados, até mesmo outras entidades. A história deste evento, marca a história de nossa cidade, bem como, torna nosso município conhecido nacionalmente, traz turistas e aquece a nossa economia. Parabenizo a todos os envolvidos e desejo muito sucesso nos demais dias do evento.” Destacou Marcos Calderan.

O evento também contou com a presença do Governador Eduardo Riedel que enalteceu o trabalho dos rotarianos e salientou a importância do apoio do Governo Estadual ao evento.

“Vivemos anos de pandemia, onde os grandes eventos pararam, agora com o retorno, temos que incentivar, apoiar, ainda mais neste caso, tratando-se de um evento que reverte seus recursos em benfeitorias para a nossa comunidade. Parabenizo o Rotary Clube e desejamos votos de muito sucesso durante esses quatro dias de festa.” Afirmou Eduardo Riedel.

Além do suporte financeiro, via repasse de recurso, a Prefeitura de Maracaju preparou a cidade para o evento com a limpeza de ruas, roçada de canteiros, sinalização, proporcionando assim mais conforto e segurança para a comunidade e também os visitantes.

SOBRE A FESTA DA LINGUIÇA

Criada em 1994, a Festa da Linguiça nasceu de um projeto do Rotary Club de Maracaju que buscava divulgar e valorizar a iguaria mais famosa da cidade. Os anos passaram e parcerias sendo firmadas, com isso o evento alcançou proporções internacionais, atraindo turistas de várias partes do Brasil e do exterior.

A parte gastronômica foi unida a outros atrativos como shows nacionais, exposição de veículos, máquinas e implementos, parque de diversões, artesanato, o que transformou a festa em um dos principais eventos turísticos de Mato Grosso do Sul.

A linguiça é preparada somente com carnes de primeira e temperada com ingredientes tradicionais misturados a itens curiosos, como o suco de “laranja-azeda”, por exemplo, o que torna único o sabor dessa iguaria.

O preparo é 100% sul-mato-grossense, criado por famílias que vieram do triângulo mineiro no intuito de conservar os cortes nobres, deixando os demais para o preparo do charque.

EDIÇÃO DE 2023

Neste ano o evento ocorre durante quatro dias, sexta (28) com Show de Munhoz e Mariano, sábado (29) com almoço e Show de Gian e Giovani (Bilheteria), domingo (30) com almoço e Show de Yasmin Santos (Bilheteria), fechando na segunda (01-05) com almoço.

Além disso, durante todos os dias haverá serviço de porções nas tendas parceiras, artesanato, parque de diversões, entre outros atrativos.

Prestigiaram o evento o Prefeito Marcos Calderan, Primeira-Dama Meire Calderan, Vice-Prefeito Mauro Christianini, Governador Eduardo Riedel, Primeira-Dama do MS Mônica Riedel, Secretaria Adjunto de Educação do Estado Edio Antônio Resende de Castro, Secretário Adjunto da Segov Frederico Felini, Direito Dr. Raul, Delegados de Polícia Civil Dra. Glaucia Valério e Dr. Pedro Paiva, Deputado Estadual Pedro Pedrossian Neto, Márcio Fernandes e Mara Caseiro, Presidente da Assema Fernandes Figueiredo Cristaldo, Presidente da Câmara Robert Ziemann, Vereadores Gustavo Duo, Joãozinho Rocha, Rener Barbosa, Vilmar da Era do Gelo e Oseias Enfermeiro, Secretários Municipais, rotarianos, senhoras da Casa da Amizade, parceiros e a comunidade em geral.