25 MAR 2022
GESTÃO
Cidade Empreendedora traz capacitação e orientação para Secretários Municipais e Gestores da Prefeitura de Maracaju
Iniciativa aposta em desmistificar o conceito de inovação apenas como tecnologia e investimento, além de trazer exemplos que podem ser facilmente aplicados nos processos da Administração Pública.

O SEBRAE através do Programa Cidade Empreendedora trouxe para o município na tarde da última quarta-feira 23-03, na sede da ASSEMA – Associação Empresarial de Maracaju um curso de capacitação e orientação sobre “Objetivos e Dinâmicas” em prol da melhoria dos serviços públicos executados e prestados ao cidadão.

O curso contou com a presença do Prefeito Marcos Calderan e participação dos Secretários Municipais Erlei Pires Dias (Esporte), Dr. Alessandre Vieira (Procurador Geral), Rafael Fernandes Jara (Diretor-Presidente da Fundação de Cultura), Anizio Pereira Filho (Finanças e Planejamento), André Hadlich (Administração), Cleo Wosniak (Gabinete), Agadir Mossmann (Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente), Thiago Caminha (Saúde), Leiza Karen Barbosa (Assistência Social) e Carolina Souza (Educação).

A capacitação teve o objetivo de desmistificar o conceito de inovação apenas como tecnologias que demandam grandes investimentos; trazer exemplos simples de inovação e que podem ser facilmente aplicados nos processos da Administração Pública, além de identificar dores das secretárias e elaborar um plano de ação para resolvê-las.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan, não é apenas os servidores em suas mais diversas áreas que demandam capacitação, lideranças como secretários, diretores e gestores de departamento são responsáveis por conduzirem os destinos dos serviços públicos de suas respectivas áreas ao cidadão que quer e tem direito a bons serviços.

Nosso cidadão e contribuinte merece e tem direito a um serviço de excelência, quando nos colocamos como servidor público, seja por eleição, nomeação ou concurso público é nossa obrigação atender da melhor maneira, para isso, deve haver o conhecimento e o SEBRAE é um grande parceiro, através do Cidade Empreendedora, não apenas da iniciativa privada, mas também da gestão pública, abrindo um leque de oportunidades para melhorar a vida de todos.” Destacou Marcos Calderan.

No treinamento em questão foi adotada a metodologia Xperience, que é desenvolvida orientada a resultados, a ideia é construir e validar uma inovação até a identificação e mensuração de possíveis planos de ação com identificação de insumos, custos, prazos e responsáveis, quando os participantes internalizam as etapas de implementação de uma inovação.

Toda e qualquer inovação, em todas suas implicações, ‘sacode’ o ambiente organizacional, por ser uma iniciativa que traz mudanças, então a participação, será de quem deseja desenvolver ou testar soluções inovadoras, para seu propósito, processos, pessoas e políticas em poucas horas e com participação e aprendizado coletivo de times com conhecimentos e habilidades em variados níveis. O resultado desta oficina se traduz na visualização de pequenas mudanças que impactam em grandes processos.” Destacou XXXX, Instrutor do SEBRAE no Curso de Capacitação aos secretários municipais e gestores do município.” Destacou Érika Jacob, Consultora do SEBRAE.

Na ocasião, o curso de capacitação também contou com o apoio de Luiz Gustavo Alves, parceiro de Érika Jacob em ações eventuais.

A capacitação ocorreu via Departamento de indústria, comércio e serviços do município e “Cidade Empreendedora”.