02 JUN 2022
COORDENADORIA DA MULHER
Prefeitura de Maracaju participa da “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio” em Campo Grande
Iniciativa do Governo do Estado levou capacitação as servidoras municipais e contou com a presença da equipe da Coordenadoria da Mulher de Maracaju.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria de Assistência Social e Coordenadoria da Mulher, estiveram presentes no evento realizado em Campo Grande pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul em alusão a “Semana Estadual de Combate ao Feminicídio”.

Ação baseia-se na Lei no 5.202, de 30 de maio de 2018, instituiu no calendário oficial do Estado de Mato Grosso do Sul o dia 1o de junho, como "Dia Estadual de Combate ao Feminicídio", iniciando a "Semana Estadual de Combate ao Feminicídio". A data lembra a morte da jovem Isis Caroline, ocorrida em 1o de junho de 2015 e tida como o primeiro caso de feminicídio registrado no Estado, após a vigência da Lei 13.104/2015.

Momento importante e de capacitação para toda a equipe da Coordenadoria da Mulher, temos que ressaltar que o nosso Prefeito Marcos Calderan estruturou a Coordenadoria, possibilitando que ampliássemos o atendimento as mulheres vítimas de violência, além disso, nunca se ofertou tantos cursos como tem sido feito, visando gerar um empoderamento, projeção de novos negócios e independência financeiras as mulheres maracajuenses.” Explicou Jamaika do Carmo, Coordenadora da Políticas Públicas para Mulheres.

O evento contou com a presença e palestras de Elaine Benicasa, Delegada Titular da DEAM – Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher, Luciana Rabelo, Promotora e de Justiça e Helena Coelho, Juíza Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do TJMS.

Além de Jamaika do Carmo, prestigiaram o evento as profissionais da Coordenadoria da Mulher de Maracaju, Psicóloga Kênia Barros e a Assistente Social Vanessa.

Na ocasião a equipe da Coordenadoria da Mulher também visitou a FUNTRAB, objetivando trazer novos cursos gratuitos para as mulheres do município e que terão sua agenda de datas divulgadas em breve.

Sobre o Seminário Estadual de Combate ao Feminicídio

O seminário teve o objetivo de discutir o feminicídio como a maior violação de direitos humanos das mulheres, divulgar os serviços e os mecanismos legais de proteção à mulher em situação de violência e as formas de denúncia. Por meio de painéis temáticos e com convidadas que atuam diretamente com o tema.

Na oportunidade será feito o lançamento da 3ª edição do Mapa do Feminicídio, analisando as 34 mortes ocorridas no Estado, no ano de 2021.