07 NOV 2022
GESTÃO
Em Brasília, Maracaju se destaca e conquista o primeiro lugar no Índice de Governança Municipal IGM-CFA
Avaliado pelo Conselho Federal de Administração, índice avalia diversos indicadores da administração pública e reconhecimento foi dado pelo IBGR em nível de estado.

A cidade de Maracaju, distante a cerca de 159 quilômetros de Campo Grande, recebeu um importante reconhecimento na última sexta-feira 04-11, durante o Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados.

O município administrado pelo Prefeito Marcos Calderan obteve o reconhecimento de primeiro lugar no Índice de Governança Municipal, pontuando de forma expressiva no ranking levantado pelo CFA – Conselho Federal de Administração, apresentado no Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados por parte do IBGR – Instituto Brasileiro de Gestão por Resultados.

Este é um importante reconhecimento que comprova que a administração obteve um bom desempenho na gestão pública nos quesitos avaliados e o IBGR por iniciativa própria, adotando este levantamento do CFA está destacando este levantamento e reconhecendo os melhores municípios, posicionando nossa cidade como primeira colocada em nível de estado, certamente um motivo de muita alegria e que confirma que estamos no caminho certo.” Explicou a Secretária de Governo, Cléo Wosniak, que também participa do Congresso.

Para esta avaliação que resultou na primeira colocação de Maracaju no Mato Grosso do Sul, avalia-se os segmentos, finanças públicas, gestão e desempenho, analisando receitas, investimentos, custos, aplicação de recursos per capita da cidade, além de tópicos como saúde, educação, vulnerabilidade social e segurança pública.

Para André Hadlich, Secretário Municipal de Administração Planejamento e Fazenda os índices representam uma extrema credibilidade, afinal é confeccionado com base em dados concretos e um trabalho intenso de Administradores vinculados ao CFA – Conselho Federal de Administração.

Um orgulho enorme para mim, enquanto Administrador de profissão e atual Secretário de Administração Planejmaento e Fazenda, poder fazer parte de uma gestão pautada em resultados, prova disso são esses números, crescentes a cada ano e que reconhecem a capacidade administrativa do nosso Prefeito Marcos Calderan e de todas nossas equipes, certamente, comprovando que teremos mais melhorias e progressos nos próximos anos.” Explicou André Hadlich, Secretário de Administração Planejamento e Fazenda, presente no Congresso.

Entre os mais bem avaliados estão o segmento de saúde com nota 8,91 de um total de 10,0, vulnerabilidade social com nota 8,30 de um total de 10,0, importante salientar que no comparativo 2020 e 2021 com o ano de 2022, todos os indicadores tiveram aumento, melhorando assim a avaliação.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan a conquista é muito especial, não apenas por ser inédita, mas por se tratar de uma pesquisa e trabalho do Conselho Federal de Administração, instituição séria e responsável pelo registro e procedimentos de capacitação dos profissionais formados em Administração de todo o país, além disso, reconhecimento vindo do IBGR, atesta a força desta avaliação.

Quando saímos da esfera privada e com a votação popular, assumimos a gestão pública de um município tão importante como Maracaju, sabíamos que os desafios seriam enormes, agora apenas no segundo ano de gestão, ampliar todos os indicadores e ser o mais bem avaliado no Mato Grosso do Sul nos enche de orgulho, entretanto, reforça nossa responsabilidade com a população, continuaremos a gerir bem os recursos, aplicar da maneira correta e fazer de fato, melhorias chegarem a aqueles que mais precisam, isso é administrar para as pessoas.” Destacou Marcos Calderan.

O Prefeito ainda agradeceu a confiança da população, salientando que continuará trabalhando muito por resultados e melhorias para a comunidade.
O reconhecimento ocorreu dentro do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, onde autoridades locais participam de diversas palestras de capacitação, visando a aplicabilidade na gestão pública e, consequentemente, sua melhoria.

Além do Prefeito Marcos Calderan e da Secretária de Governo Cléo Wosniak, participam do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados o Secretário Municipal de Administração Planejamento e Fazenda André Hadlich, Secretário Municipal de Saúde Thiago Olegário Caminha, Secretária de Educação Rosana Borges e o Chefe de Comunicação Tiago S. Rodrigues.

Sobre o I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados
O I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados é um evento de nível nacional inédito, que reuniu no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília – DF, nos dias 03 e 04 de novembro de 2022, os prefeitos do Brasil em torno do tema: a Nova Gestão Pública (NGP) ou simplesmente Gestão Pública Gerencial, que tem como enfoque o modelo de gestão por resultados.

Conforme a programação do evento, os presentes participarão de um ciclo de palestra sobre gestão pública gerencial, governança pública, governança das contratações, índice de gestão municipal, gestão por resultados, planejamento estratégico financeiro, governo digital, gestão do Fundeb e alicerces de uma gestão pública municipal de sucesso. As palestras serão proferidas pelas maiores autoridades em cada tema, confira alguns dos palestrantes já confirmados no destaque.

Integra a pauta do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados o destaque das gestões municipais que ficaram entre os cinco primeiros lugares do IGM/CFA.