17 NOV 2022
GESTÃO
Com “Nota A”, Tesouro Nacional confirma que Maracaju está em boa situação fiscal
Reconhecimento Federal é mais um que engrossa a lista de bons reconhecimentos da gestão do município.

Nesta semana o Relatório da CAPAG (Capacidade de Pagamento) idealizado e realizado pelo Tesouro Nacional, confirmou que o município de Maracaju, localizado a 159 quilômetros da capital do estado, está em boa situação fiscal e entra para a lista de “bons pagadores” do Mato Grosso do Sul.

O levantamento é feito com base em cálculos que levam em conta os indicadores de endividamento, poupanças correntes e índice de liquidez, após a realização do cálculo o “Tesouro Nacional” concede as notas que são entre “A” e “B” para municípios aprovados e “C” e “D” para municípios reprovados.

De acordo com o Secretário de Fazenda e Administração, André Hadlich, Maracaju segue sendo bem avaliada por órgãos federais, depois do CFA – Conselho Federal de Administração, foi a vez do próprio Tesouro Nacional, reconhecer a boa gestão dos recursos públicos de Maracaju.

Maracaju vive um excepcional momento, conseguindo aliar diversos investimentos, obras e ações que fazem o recurso público circular, aquecer a economia, sem deixar de pagar suas contas e projetar ações futuras, tudo isso é resultado de um planejamento sério e rigoroso que coloca a cidade como uma boa gestão financeira e administrativa, isso não é nós que estamos falando, trata-se de algo já referendado pelo Conselho Federal de Administração e agora pelo Tesouro Nacional, isso é crescer com eficácia e transparência na gestão dos recursos pagos pelos contribuintes.” Enalteceu André Hadlich.

Este é um levantamento importante, afinal além de ser realizado pela própria União, analisa a capacidade de pagamento, apurando a situação fiscal não só de Maracaju, mas do Estado e demais municípios para habilitá-los à contratação de empréstimos com garantia da União.

De acordo com o Prefeito Marcos Calderan este é mais um reconhecimento importante, entretanto, não gera qualquer tipo de vaidade e salientou que ainda há muito o que realizar em prol ao progresso e desenvolvimento do município.

Mais uma avaliação que nos deixa muito feliz, sabemos a situação que encontramos o município assim que assumimos, eram muitos problemas em diversas áreas, pontuamos, elencamos prioridades e estamos atendendo, alguns segmentos como a educação, por exemplo, estamos realizando uma verdadeira transformação, sempre respeitando cada centavo pago pelo cidadão maracajuense, focamos acima de tudo em alcançar resultados visíveis e temos plena convicção que faremos muito mais por essa cidade que tanto amamos.” Finalizou Marcos Calderan.

Acompanharam Maracaju com a Nota “A” na avaliação do Tesouro Nacional outros municípios, sendo eles: Ladário, Água Clara, Ivinhema, Amambai, Japorã, Angélica, Jaraguari, Antônio João, Juti, Aparecida do Taboado, Aral Moreira, Bandeirantes, Naviraí, Bataguassu, Nioaque, Batayporã, Nova Alvorada do Sul, Bela Vista, Nova Andradina, Bodoquena, Novo Horizonte do Sul, Bonito, Paraíso das Águas, Brasilândia, Paranaíba, Caarapó, Paranhos, Camapuã, Porto Murtinho, Caracol, Ribas do Rio Pardo, Cassilândia, Rio Brilhante, Chapadão do Sul,  Rio Negro, Corguinho, Rio Verde de Mato Grosso,  Coronel Sapucaia, Rochedo, Costa Rica, Santa Rita do Pardo, Coxim, São Gabriel do Oeste, Deodápolis, Selvíria, Dois Irmãos do Buriti, Sete Quedas, Dourados, Sidrolândia, Fátima do Sul, Sonora, Figueirão, Tacuru, Glória de Dourados, Taquarussu, Iguatemi, Terenos, Inocência, Três Lagoas, Itaporã e Vicentina