29 NOV 2022
SAÚDE
Prefeitura de Maracaju leva orientações de prevenção e tratamento ao Câncer de Próstata para 1º Torneio Novembro Azul 40+ de Futebol Suíço
Ação faz parte do Encerramento do Novembro Azul em Maracaju, sendo fruto de parceria das Secretarias de Esporte, Saúde e a Câmara Municipal.

No último sábado 26-11 a Prefeitura de Maracaju por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Esportes e Câmara de Vereadores levou orientações de prevenção e tratamento ao câncer de próstata aos atletas que participam do 1º Torneio Novembro Azul 40+ de Futebol Suíço.
A ação ocorreu no Estádio Municipal Luiz Gonzaga Prata Braga em formato de “bate papo”, tirando dúvidas e ouvindo os atletas que aguardavam o início dos jogos.

Nós da Secretaria Municipal de Saúde estamos indo de encontro ao público alvo, por isso, nossa participação é importante, trazendo informações, tirando dúvidas e levando esclarecimentos sobre o tema, já parabenizo esses jogadores por estarem buscando a prática de uma atividade física que é uma forma de prevenção, mas alertamos sobre a importância de manter os exames em dia, cuidar da alimentação, entre outros fatores, colocamos nossas Unidades Básicas de Saúde à disposição para atender aos homens, especialmente aqueles acima de 40 anos.” Afirmou Elson Barbosa, Coordenador de Saúde do Homem.

Também participou da ação o Secretário Municipal de Esportes Erlei Pires Dias que destacou que “aliar o esporte a saúde é fundamental”.

Agradeço a Secretaria de Saúde pela disponibilidade em nos ajudar, trazendo importantes orientações aos nossos atletas, certamente, informações que salvam vidas.” Finalizou Erlei.

Além do Coordenador de Saúde do Homem Elson Barbosa e do Secretário de Esportes Erlei Pires Dias, participou da “roda de conversa” o Médico Dr. Marcel Rizeti.

Resultados da competição 1º Torneio Novembro Azul 40+ de Futebol Suíço.

Consagrou-se campeão da competição o “40+ Futebol Clube” e Vice-Campeão o “União Maracaju”.

Novembro Azul – Mês Mundial de Combate ao Câncer de Próstata

O que é a próstata?
É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas:
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento:

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Com informações do Ministério da Saúde