30 MAR 2022
GESTÃO
Prefeitura de Maracaju amplia apoio a Aunimar para 1 milhão e Cem mil reais
Novo convênio foi firmado entre a entidade e o município aumentando em 750 mil em comparação com o ano de 2020, visando diminuir os custos aos estudantes devido aos constantes aumentos de combustíveis.

A Prefeitura de Maracaju através da Secretaria Municipal de Educação, firmou novo convênio com a Aunimar – Associação dos Estudantes Universitários de Maracaju, visando auxiliar no custeio do transporte universitário dos alunos que cursam cursos de graduação nas Instituições de Ensino presenciais de Dourados.

A atual gestão tem tratado o Ensino Superior com olhar especial, afinal aumentou de R$ 480.000,00 (Quatrocentos e oitenta mil reais) em 2020 para R$ 750.000,00 (Setecentos e cinquenta mil reais) em 2021, sendo este último o seu primeiro ano de mandato, agora no segundo, possibilita um novo aumento, também expressivo, chegando a R$ 1.100.000,00 (Um milhão e cem mil reais) agora em 2022, contabilizando neste mês de março a segunda parcela já com o novo repasse ajustado.

O transporte é disponibilizado diariamente, atendendo as demandas de alunos da Unigran, Anhanguera, UEMS e UFGD e o apoio foi ampliado em R$ 250.000,00 comparando com o ano de 2021.

O Prefeito Marcos Calderan é sensível a classe universitária e apoia constantemente esta entidade, por isso, aportará 1 milhão e cem mil reais a ser pagos em 11 parcelas mensais que cooperarão grandemente para uma mensalidade mais acessível aos alunos, sabemos dos aumentos expressivos dos combustíveis, principal produto utilizado no transporte, certamente, nosso objetivo é que a demanda por cursos superiores aumentem novamente agora neste período de certa redução nos casos de COVID-19 e tenhamos muito em breve, mais profissionais formados e aptos a atuarem no mercado de trabalho maracajuense.” Explicou a Secretária Municipal de Educação, Carolina Souza.

O Prefeito Marcos Calderan frisou a importância do estudo superior, e que a atual gestão tem olhado com muita atenção para a educação maracajuense.

Sabemos o quanto este apoio é importante, tudo que envolve transporte encareceu muito, devido ao aumento de combustível, ficamos felizes em possibilitar que o estudo tenha continuidade, somente com educação podemos mudar a realidade de nossos munícipes, sou formado em Administração e sei o quanto isso me ajudou e ainda me ajuda, tanto na área empresarial, quanto na área pública. Em dois anos, desde que assumimos, ampliamos o apoio a Aunimar em um total de R$ 520.000,00, respeitando a classe universitária, além do apoio da UEMS de nossa cidade, agora no curso de Agronomia, Maracaju tem olhos para o futuro e este futuro passa pelo Ensino Superior, contem conosco!” afirmou Marcos Calderan, Prefeito de Maracaju.

De acordo com Maria Eduarda Tonietto Antoria, Presidente da Aunimar, a entidade passa por uma nova fase com o apoio da gestão de Marcos Calderan, sanando falhas do passado e com mais investimentos, possibilitando um transporte de qualidade e preço justo aos universitários.

Sabemos que o Ensino Superior não é uma obrigação constitucional do município, cabendo a União e ao Estado, mas a atenção que a administração do Prefeito Marcos Calderan tem tido conosco é fundamental para que possamos evoluir e apoiar mais ainda a formação de novos profissionais, durante o auge da pandemia, muito falou-se sobre a necessidade de mais profissionais, especialmente os de saúde, certamente, Maracaju conta com um gestor diferenciado que aposta no progresso de nossa cidade, agradeço em nome dos universitários por este importante apoio a nossa classe.” Afirmou Maria Eduarda Tonietto.

Atualmente a Aunimar atende cerca de 350 (trezentos e cinquenta) universitários, contando com uma frota de 7 (sete) ônibus, sendo 5 (cinco) no período noturno e 2 (dois) no período matutino e com este aumento de repasse, bem como, com o controle da pandemia, objetiva-se um expressivo aumento na busca por cursos superiores presenciais em Dourados, utilizando o transporte universitário da associação.

Ainda no ano passado, durante o período mais grave da pandemia, ocorreram a suspensão das aulas e do transporte, ocasionando também a suspensão do repasse de forma temporária, reativando assim que as aulas retornaram na modalidade presencial.