29 NOV 2022
PARCERIAS
Conselho Municipal realiza 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente nesta quarta-feira (30).
Evento é direcionado para educadores, assistentes sociais, advogados, pais e a comunidade em geral.

A CMDCA – Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Maracaju-MS realiza nesta quarta-feira (30) a 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente no plenário da Câmara Municipal de Maracaju.

A conferência municipal é uma etapa que oportuniza aos cidadãos do município de Maracaju uma discussão ampla e uma avaliação das políticas e ações de promoção, proteção, defesa e controle social dos direitos de crianças e adolescentes. Estas discussões serão levadas a conferência estadual e finalizadas da Conferência Nacional de Direitos das crianças e adolescentes, que acontecerá em 2023.

O objetivo geral desta conferência, seguindo as orientações do CONADA – Conselho Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente, será “Promover ampla mobilização social nas esferas municipal, estadual/do Distrito Federal e nacional para refletir e avaliar os reflexos da pandemia da Covid-19 na vida das crianças, adolescentes e de suas famílias e para a construção de propostas de ações e políticas públicas que garantam os seus direitos no contexto pandêmico e pós-pandemia.”

O evento será realizado em dois períodos, englobando matutino e vespertino, ocorrendo das 07:30 às 11:00 e das 13:00 às 16:30 horas.

No período da manhã teremos uma palestra com Rute Lessa, Psicóloga, Life Coach e Terapeuta Familiar Sistêmica, do Rio de Janeiro e, à tarde os delegados indicados pelas entidades participantes discutirão as propostas e ações das políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes dentro dos eixos da conferência.

“Convidamos todos a participarem da 11ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente onde serão abordados temas importantes para o aperfeiçoamento e implantação de políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes. Mesmo o tema central sendo direcionado pelo CONANDA, o CMDCA buscou trazer a Rute Lessa para trabalhar uma abordagem mais pratica dos desafios que os profissionais que trabalham com a criança e adolescente tem enfrentado neste cenário pós-pandemia.” Afirmou Teliane Alves Bisognin, Presidente do CMDCA de Maracaju-MS.

O evento é gratuito e o credenciamento será feito na própria Câmara Municipal (local do evento) a partir das 7 da manhã.

Matutino
07:00 às 08:00 - Credenciamento dos participantes e delegados.
08:00 - Abertura.
08:05 - Execução Hino Nacional Brasileiro e Hino Mato Grosso do Sul
08:10 - Apresentação Cultural.
08:30 - Composição da Mesa.
08:35 - Pronunciamentos das autoridades.
09:00 - Palestra sobre tema da Conferência com Rute Lessa.
10:30 - Abertura para perguntas da plenária ao Palestrante.
11:00 - Encerramento da 1ª etapa e assinatura da lista de presença.

Vespertino
13:00 - Abertura dos trabalhos.
13:15 - Apresentação dos Eixos Temáticos e divisão dos grupos.
13:30 - Discussão dos eixos temáticos e elaboração das propostas.
15:00 - Apresentação propostas e aprovação das propostas apresentadas.
15:30 - Eleição Delegados para Conferência Estadual.
16:00 - Leitura e Aprovação da Ata da Conferência.
16:20 - Encerramento e assinatura da lista de presença.
16:30 - Coffee Break.