26 ABR 2024
DESENVOLVIMENTO
Cooperativa Recicla Maracaju divulga resultados trimestrais da coleta seletiva e Maracaju é destaque no Relatório de Indicadores de Resíduos Sólidos do TCE/MS.
Órgão ligado a Secretaria de Desenvolvimento, segue trabalhando, gerando renda e colaborando com a preservação do Meio Ambiente e a destinação correta dos resíduos.

No cenário atual, a preocupação com o meio ambiente e a necessidade de adotar práticas sustentáveis tornaram-se temas essenciais em diversas comunidades ao redor do mundo. Essa preocupação ganha força através da gestão e gerenciamento dos resíduos sólidos gerados pelo município de Maracaju.

Foi apresentado ao público na última quarta-feira, 24-04, pela Cooperativa Recicla Maracaju os resultados trimestrais da coleta seletiva no município. Estes resultados não apenas destacam o progresso alcançado, mas também apontam para o compromisso contínuo da comunidade em relação à sustentabilidade ambiental.

A Gerência de Resíduos Sólidos também teve a oportunidade de compartilhar os trabalhos realizados em relação à gestão e manejo de resíduos do município. Essa apresentação não apenas revelou os desafios enfrentados, mas também destacou as soluções inovadoras implementadas para lidar com essas questões de forma eficaz.

Entre os principais resultados apresentados pelo Recicla Maracaju, destacam-se:

• Venda de materiais recicláveis: No primeiro trimestre de 2024 foram encaminhados à reciclagem 185 toneladas.

• Aumento da coleta seletiva: O programa registrou um aumento significativo na quantidade de materiais recicláveis coletados em comparação com o trimestre anterior. Isso demonstra o crescente engajamento da comunidade em separar e descartar corretamente seus resíduos.

• Redução do desperdício: A implementação de práticas de reciclagem resultou em uma redução perceptível no desperdício de recursos naturais. Materiais como papel, plástico, vidro e metal estão sendo desviados dos aterros sanitários e reintroduzidos no ciclo produtivo.

• Impacto ambiental positivo: Os esforços contínuos de reciclagem estão contribuindo para a preservação do meio ambiente local, reduzindo a poluição do ar, da água e do solo, e preservando os ecossistemas naturais da região.

Já em relação aos trabalhos apresentados pela Gerência de Resíduos Sólidos, alguns destaques incluem:

• Atendimento ao Relatório: “Indicadores de Resíduos Sólidos nos Municípios de Mato Grosso do Sul” elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado – TCE/MS em 2023, por meio de dados e custos de gestão integrada dos resíduos sólidos de Maracaju, sendo: Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Domiciliares (custo com os veículos da coleta cinza, salários dos motoristas e coletores), Coleta Seletiva (custos veículos, motoristas), Triagem dos Recicláveis (custo com a locação do barracão da UTR, e repasse Recicleiros), e Destinação final dos resíduos domiciliares (custo de locação de caçambas, coleta, transporte, tratamento e destinação final em aterro sanitário privado).

• Gestão e Gerenciamento dos resíduos sólidos do município: Os dados de custos operacionais do manejo de resíduos sólidos domiciliares de Maracaju, a autossuficiência financeira alcançou 94% em seu índice, conforme o referido relatório do TCE.

• Melhoria da infraestrutura de gerenciamento de resíduos: Foram feitos investimentos na infraestrutura de coleta, transporte e tratamento de resíduos sólidos, visando melhorar a eficiência e reduzir os impactos ambientais negativos. Como também serão realizados investimentos em novas obras como a construção de novo Ecoponto de pneus usados e barracão para triturador de entulho, por meio de recursos do Fundo do Meio Ambiente, e nova Unidade de Triagem de Resíduos (Recursos da Itaipu Binacional).

Os resultados trimestrais da coleta seletiva em Maracaju e os avanços na gestão de resíduos municipais demonstram o compromisso e os esforços conjuntos da comunidade, do governo local e de outras partes interessadas na promoção da sustentabilidade ambiental. Esses esforços não apenas beneficiam o meio ambiente, mas também contribuem para a construção de uma comunidade mais consciente e responsável.

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024