10 FEV 2020
Foto pequena 0
Foto pequena 1
Foto pequena 2
Nesta manhã desta segunda feira (10), o Diretor do Departamento Agropecuário, Eloar Castelaci, a Técnica da Agraer, Ana Botelho e a Nutricionista da Educação, Priscila Aoki, estiveram reunidos na Comunidade Quilombola São Miguel, para fazer a demanda dos produtos que serão comprados pela Prefeitura nesse ano de 2020 para a Merenda Escolar. Estiveram presentes os 22 produtores existentes no Quilombo juntamente com o Presidente da Comunidade, Jorge Gonçalves. Esse ano será difícil alcançar os patamares das compras que vinham sendo comprados nos últimos anos, alcançando números que eram referência no estado. Ouve um problema na parte da documentação dos produtores, o governo federal bloqueou todas as DAPs (documento de aptidão ao Pronaf), esse documento é que autoriza aos produtores venderem para os órgãos públicos, sem ele os municípios não conseguem comprar a produção para a merenda escolar. A lentidão no processo de refazer essas DAPs pelos órgãos competentes ocasionou o impedimento da compra de produtos dos maiores produtores do Quilombo e dos produtores do Assentamento Valinhos, com isso neste ano provavelmente não bateremos nosso próprio recorde em compras públicas para a Merenda Escolar. Essa ação que aconteceu hoje no Quilombo São Miguel, também acontecerá com os produtores da Associação APRAFAMA, que são os pequenos produtores das chácaras e sítios em volta da cidade. O sentimento é de impotência diante desse caso da documentação para a compra da merenda escolar, pois todo ano vínhamos aumentando as compras, aumentando o número de produtores, aumentando a demanda da merenda escolar com a inclusão de mais produtos no cardápio das escolas por parte das nutricionistas, é triste olhar o produtor com tudo pronto para produzir e ter de ficar de braços cruzados, sem poder fazer nada, ficando fora das vendas nesse ano, disse Eloar.

Local: Quilombo