12 NOV 2021
TRÂNSITO
Prefeitura de Maracaju realiza “Blitz Educativa” em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito.

Ação foi realizada pelo GEMUTRAN e buscou conscientizar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância do trânsito mais seguro

A Prefeitura de Maracaju, através da Gerência Municipal de Trânsito realizou nesta sexta-feira 12-11 uma “Blitz Educativa” em alusão ao Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito, toda a ação visa conscientizar e orientar motoristas, motociclistas e pedestres sobre a importância de um trânsito mais seguro.

De acordo com a Diretora de Educação no Trânsito, Instrutora de Trânsito e Pedagoga Gislene Aparecida Matos o objetivo é também homenagear as vidas perdidas no trânsito, tanto em Maracaju, quanto em todo o país.

Anualmente o país perde inúmeras vidas no trânsito, sendo que somos os únicos responsáveis por isso, bastando dirigir de maneira mais segura e consciente, evitamos perdas, respeitamos o trânsito e valorizamos a vida. Esta ação valoriza a vida e conscientiza a geração atual e as futuras sobre a importância de um trânsito melhor para todos.” Explicou Gislene Aparecida Matos.

A mesma ainda afirmou que todo esse trabalho preventivo é uma demanda do Prefeito Marcos Calderan e do Gerente Municipal de Trânsito Jaime Talaveira em busca de um trânsito melhor para todos.

A ação ocorreu na Rua Circular com a presença de alguns alunos da Escola Municipal José Pereira da Rosa e a Polícia Militar.

Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito

Criado em 1993 pela RoadPeace, uma organização social do Reino Unido, como uma forma de lembrar das vítimas de sinistros no trânsito, o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito teve o apoio inicial da Federação Europeia e de várias outras organizações parceiras que passaram a realizar várias ações de mobilização em todo o mundo nesta data.

Dois anos depois, em 26 de outubro de 2005, a Assembleia Geral Das Nações Unidas adotou a Resolução 60/5 que instituía a data mundialmente, buscando melhorar a segurança viária no planeta. A resolução fez um amplo convite aos Estados-Membros e a comunidade internacional para designar o terceiro domingo de novembro como o Dia Mundial em Memória das Vítimas do Trânsito.

A celebração é uma oportunidade para aumentar a consciência pública em relação à inaceitável perda de um ente querido devido a um sinistro de trânsito, além de toda dor que acomete milhares de famílias em todo mundo devido a essas tragédias. A intenção da data é também enfatizar a necessidade de intensificar os esforços para controlar esse importante problema de saúde pública, além de desenvolver apoio para as milhares de vítimas que sobrevivem aos sinistros, mas têm a vida modificada, devido as sequelas adquiridas devido a esses eventos. De acordo com estudos da ONU, apresentados na 3ª Conferência Ministerial de Segurança Viária realizada em fevereiro de 2020, em Estocolmo, Suécia e publicados no Relatório de status Global de Segurança no Trânsito - 2018 (Global Status Report on Road Safety - 2018), morrem cerca de 1,35 milhão de pessoas vítimas de sinistros de trânsito todos os anos no mundo, sendo que 90% dessas mortes ocorrem em países de média ou baixa renda.

Com informações do Ministério da Infraestrutura (Senatran)