06 ABR 2023
COORDENADORIA DA MULHER
Coordenadoria da Mulher de Maracaju participa do Encontro Estadual de Gestoras “Somos e somamos” em Campo Grande.
O evento ocorreu em 30 e 31 e contou com a presença da Ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves.

A Coordenadoria da Mulher de Maracaju por meio de sua Coordenadora Jamaika do Carmo esteve presente no evento alusivo ao “Mês da Mulher” em Campo Grande, com a presença da Ministra das Mulheres Aparecida Gonçalves.

O evento abordou diversas temáticas em defesa da mulher, bem como, ofertou e divulgou diversas políticas públicas de nível federal e estadual que podem ser aderidas pelo município para proteger mulheres vítimas de violência, abrindo um novo leque de oportunidades para recomeços e empreendedorismo feminino, voltado à independência financeira.

“Quero agradecer ao Prefeito Marcos Calderan que tem sido um grande parceiro desta causa juntamente com a Primeira-Dama Meire Calderan. O Mato Grosso do Sul conta com uma forte rede de combate a violência doméstica, todos se ajudando, trocando informações e, principalmente, capacitando-se de forma conjunta, com isso, conseguimos bons resultados no atendimento e suporte às mulheres vítimas de violência.” Esclareceu Jamaika do Carmo, Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres de Maracaju.

Jamaika também destacou que a parceria entre FAC – Fundo de Apoio a Comunidade e Coordenadora da Mulher, tem proporcionado cursos de capacitação, já que, infelizmente, um dos principais tipos de violência é a “patrimonial”, quando mulheres permanecem no ambiente violento por dependerem financeiramente do parceiro/agressor.

Outros temas abordados no evento

Além disso, durante o evento, ocorreram entregas que buscaram fortalecer as diretrizes das políticas públicas para as mulheres nas áreas de enfrentamento à violência, autonomia econômica e protagonismo, realizadas pelo Governo do Estado. Uma das ações para humanizar o atendimento dado às mulheres vítimas de violência física e sexual é a inauguração do IMOL (Instituto de Medicina e Odontologia Legal), na Casa da Mulher Brasileira.

Também ocorreu a entrega da Medalha TC Ana Neize Baltha, da Polícia Militar, uma homenagem a mulheres policiais militares, servidoras públicas e da sociedade civil que tenham se dedicado ao trabalho em prol de uma sociedade mais segura, democrática e comunitária.

Tipos de Violência contra a Mulher

·   Violência Física: Entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou saúde corporal da mulher.

·   Violência Psicológica: É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar, ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

·   Violência Sexual: Trata-se de qualquer conduta que constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada mediante intimidação, ameaça, coação ou uso da força.

·   Violência Patrimonial: Entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e direitos ou recursos econômicos, incluindo os destinados a satisfazer suas necessidades.

·   Violência Moral: É considerada qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.

Canais de Denúncia: 190 (Polícia Militar) / 180 (Central de Atendimento à Mulher)

Autor: Tiago S. Rodrigues DRT 1785/MS - Assessor de Comunicação Responsável.