23 JAN 2023
GESTÃO
Com município em franca expansão, Prefeito e Secretários reúnem-se com Gerente de Obras da SANESUL para apresentação de demandas de Maracaju.
Objetivo foi de preparar a cidade nas áreas de esgotamento sanitário, ampliações na distribuição de água e melhorias nos trabalhos de reparos, diante do forte crescimento que a cidade atravessa.

Cumprindo extensa agenda em Campo Grande, capital do estado, Mauro Christinini, Prefeito em Exercício de Maracaju se reuniu com o Gerente de Obras da SANESUL, empresa responsável pela distribuição de água e tratamento de esgoto de Maracaju, objetivando apresentar demandas referentes a esgotamento sanitário, ampliações e melhorias na distribuição de água e melhor trabalho de reparos aos danos em asfalto e calçadas prejudicadas com reparos de rede.

De acordo com Mauro Christianini o objetivo principal foi de apresentar demandas necessárias quanto a investimentos nas áreas de esgotamento sanitário e ampliação da rede de distribuição de água, já que o município, segue se preparando também em outras áreas, diante do forte crescimento populacional que vem ocorrendo e deve ser ampliado com o início das atividades da Neomille e outras indústrias que chegarão para se instalarem na cidade.

Temos uma preocupação em garantir um esgotamento sanitário adequado e, cada vez mais, abrangente em nossa cidade, afinal há estudos significativos de que a cada 1 real investido em saneamento, economiza-se 9 reais em saúde, por isso, apresentamos projetos e demandas quanto a este tema, além de melhorias na distribuição de água para bairros mais distantes, proporcionando assim, melhores condições de vida para nossa gente, tanto a curto, médio e longo prazo.” Explicou Mauro Christianini.

O Secretário de Obras Joaquim Herrera também demonstrou sua preocupação quanto ao trabalho de reparos a valetas abertas em asfalto para reparos na rede de distribuição de água ou coleta de esgoto.

Compreendemos que nossa rede é antiga e necessariamente precisa de reparos, entretanto, estamos organizando uma maneira de que o trabalho do reparo da rede, por parte da SANESUL, aliado ao reparo no asfalto, por parte do município, ocorram de forma mais sincronizada, evitando buracos abertos por um tempo maior que o necessário, diminuindo assim os transtornos para pedestres e motoristas.” Explicou Joaquim Herrera.

Atualmente o município possui um convênio com a SANESUL e se responsabiliza pelos reparos no asfalto, entretanto, pede uma maior organização nos reparos de rede, visando acompanhar e realizar os reparos de forma mais ágil.

NOVOS BAIRROS

Com a ampliação de novos loteamentos, tanto por parte da esfera privada, quanto da esfera pública (Lote Urbanizado) gera um consequente aumento na demanda de água e esgoto.
Diante disso, foram apresentados projetos e demandas necessárias, visando auxiliar a empresa SANESUL na organização e planejamento de novos investimentos.
Além do Prefeito em Exercício Mauro Christianini e do Secretário de Obras Joaquim Herrera, participaram da reunião o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Agadir Mossmann, Secretária de Governo Cléo Wosniak e Assessor de Comunicação Tiago Santos Rodrigues.